Nas notícias lá fora: Rússia, salários espanhóis e McDonalds

  • ECO
  • 4 Março 2022

Na imprensa internacional destaca-se ainda a aliança entre a Honda e a Sony para destronar a Tesla no segmento dos carros elétricos, assim como que o PIB da Rússia possa encolher até 7%.

O Parlamento russo aprovou uma lei que permite que quem espalhe informação “falsa” sobre o exército de Moscovo possa ser preso, ao mesmo tempo, o Goldman Sachs estima que o PIB russo possa encolher até 7% e que a inflação possam disparar até 17% na sequência do conflito. No plano empresarial, as empresas espanholas descartam subidas generalizadas dos salários como resposta à inflação, já a Sony e Honda anunciaram uma parceria para destronar Tesla.

Reuters

Rússia vai prender quem espalhe informação “falsa” sobre exército

O Parlamento russo, a Duma, aprovou esta sexta-feira uma lei que impõe a prisão até 15 anos para quem espalhe, de forma intencional, informação “falsa” sobre o exército de Moscovo na Ucrânia, numa tentativa de controlar os dados que circulam sobre a invasão. As autoridades russas têm dito repetidamente que os seus inimigos, como os Estados Unidos e outros países do Ocidente, têm espalhado informação errada para dividir o povo russo. Com este enquadramento legal, o Estado russo ganha mais poderes para controlar e exercer pressão sobre a opinião pública numa altura em que continua a haver várias manifestações contra a guerra.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês)

The Guardian

Guerra na Ucrânia poderá encolher o PIB russo até 7% e disparar a inflação até 17%

As estimativas do Goldman Sachs apontam que os preços possam disparar 17% este ano na Rússia, na sequência da invasão à Ucrânia. Este valor contrasta com as estimativas anteriormente avançadas pelo banco de investimento que apontavam para uma inflação de 5% no final do ano. Além disso, o Goldman Sach cortou também as projeções da economia russa: se antes apontava para um crescimento do PIB de 2%, as novas previsões ditam que poderá ter uma contração de 7%.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês)

Cinco Días

Empresas espanholas descartam subidas generalizadas dos salários como resposta à inflação

Os patrões espanhóis descartam a ideia de subir de forma generalizada os salários, argumentando que fazer este aumento na mesma altura que a taxa de inflação pressiona os custos das empresas arriscaria a ter consequências económicas, nomeadamente na tendência de melhoria do mercado de trabalho. O debate sobre os salários foi o mais difícil na primeira reunião entre patrões e sindicatos sobre um potencial acordo de negociação coletiva que inclua, como pediu o Governo espanhol, um pacto para os rendimentos, à semelhança do que pretende fazer o Governo português quando tomar posse segundo o programa eleitoral do PS. Para os empresários espanhóis o foco deve estar na produtividade e a discussão deve ser feita setor a setor.

Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso livre, conteúdo em espanhol)

Financial Times

Sony e Honda anunciam parceria para destronar Tesla

As fabricantes automóveis Sony e Honda anunciaram uma joint venture para produzir carros elétricos. O objetivo é competir com a Tesla. Esta aliança estratégica visa criar “uma nova era de mobilidade e serviços de mobilidade” e as empresas esperam que a nova empresa seja estabelecida ainda este ano, com as vendas do primeiro veículo elétrico previstas para 2025. A nova empresa vai criar, desenvolver e vender os veículos elétricos, mas a Honda será responsável pelo fabrico do primeiro modelo nas fábricas da marca. A Sony vai desenvolver uma plataforma dedicada aos serviços de mobilidade.

Leia a notícia no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Bloomberg

McDonald’s do Japão vai aumentar os preços dos hambúrgueres em cerca de 18%

O McDonald’s do Japão vai aumentar os preços dos hambúrgueres, na sequência da escalada de preços, que afetam desde o trigo aos transporte dos produtos. A partir de 14 de março, os hambúrgueres vão passar a custar 130 ienes, ao invés dos atuais 20 ienes. Também os nuggets vão sofrer um aumento de 10 ienes, informou a empresa em comunicado.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Rússia, salários espanhóis e McDonalds

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião