Howden compra italiana Assiteca por 209 milhões

  • ECO Seguros
  • 6 Março 2022

Por acordo com os dois acionistas principais da corretora italiana, o grupo britânico presente em Portugal assinou a compra de 87% do capital da Assiteca.

José Manuel González, CEO do Howden Broking Group: “Assiteca já é um parceiro fundamental do nosso grupo em Itália.”

A Howden Group Holdings selou um acordo com as sociedades Lucca Srl, detida em 100% por Luciano Lucca, fundador da Assiteca, e a Chaise SpA, detida indiretamente pelo fundo Tikehau Growth Equity II, para adquirir um bloco de ações correspondente a 86,97% do capital da Assiteca SpA.

A transação vincula a Howden Broking Ltd e abrange 62,5% (das ações ordinárias que compõem o capital da Assiteca) controlado pela Lucca Srl e cerca de 24,5% detidos pela Chaise SpA. Pelo agregado e considerando o valor das ações, a Howden desembolsará, num único pagamento, um total de 208,7 milhões de euros pela aquisição da Assiteca, detalha um comunicado da corretora britânica presente em Portugal.

A união da Assiteca com a Howden abre “oportunidade extraordinária para os nossos clientes (…). A Assiteca já é um parceiro fundamental do grupo em Itália através da Dual Italia, nossa empresa irmã. Sabemos (…) que partilha a visão da Howden,” afirmou José Manuel González, CEO do Howden Broking Group.

Salientando que a Europa, e o mercado italiano em particular, interessam à estratégia de investimento do grupo, a corretora britânica recorda as recentes aquisições concretizadas em Itália, a Andrea Scagliarini S.p.A. em julho de 2021 e a Tower SpA já em janeiro de 2022.

De acordo com o comunicado da adquirente, a Assiteca é a maior entre as corretoras com sede em Itália. Com volume de negócios estimado em 90 milhões de euros (em comissões de corretagem), emprega 750 pessoas distribuídas por 19 cidades do país e estende operações a Espanha e Suíça.

O Howden Group, baseado no Reino Unido, assume o emprego de 10 500 pessoas e desenvolve atividade em 45 países distribuídos por todo o mundo. Segundo dados proforma (que dependem ainda da conclusão da integração da Aston Lark) consolida receitas de 1,4 mil milhões de libras esterlinas e mais de 17 mil milhões de dólares em prémios geridos através da sua rede internacional de intermediação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Howden compra italiana Assiteca por 209 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião