5 coisas que vão marcar o dia

Euronext decide composição do "novo" PSI-20. IGCP emite dívida. Dona do Pingo Doce apresenta resultados anuais. INE analisa mercado laboral.

A Euronext Lisbon vai anunciar esta quarta-feira a composição do PSI, o índice que vai substituir o português PSI-20. É ainda dia de Portugal ir ao mercado levantar dívida e a dona do Pingo Doce publica as contas de 2021.

Euronext revela composição do PSI

Os investidores conhecem hoje a composição do índice PSI, que vai substituir o atual PSI-20 a partir de 21 de março. O comité reúne-se após o fecho da bolsa de Lisboa, estando previsto que a Euronext Lisbon anuncie as conclusões da revisão anual no final do encontro. Foi em 12 de agosto de 2021 que a Euronext anunciou a mudança do nome do PSI-20 para apenas PSI, dado que há mais de sete anos que o índice não tem 20 empresas. Os analistas esperam que o PSI tenha não mais do que 16 empresas, ou seja, ainda menos do que as 19 empresas atuais. Um dos objetivos é tornar o índice mais atrativo para fundos que o pretendam replicar, dado que, atualmente, algumas das cotadas têm baixas capitalizações bolsistas.

Portugal emite dívida até mil milhões

O IGCP promove esta manhã dois leilões de dívida com maturidades em 14 de abril de 2027 e 18 de abril de 2034. Com esta operação, a agência liderada por Cristina Casalinho pretende captar um montante indicativo entre 750 milhões e 1.000 milhões de euros, sendo que a liquidação da operação está marcada para 11 de março. Em fevereiro, Portugal emitiu 1.250 milhões em obrigações de curto prazo com juros ainda mais negativos do que os conseguidos em operações anteriores.

Jerónimo Martins apresenta resultados

O grupo que detém o Pingo Doce vai apresentar os resultados anuais de 2021. Está prevista a divulgação após o fecho das bolsas. Em 12 de janeiro, a Jerónimo Martins revelou que as vendas terão subido 8,3% no ano passado, para 20,9 mil milhões de euros. A divulgação acontece numa altura em que se agrava a guerra na Ucrânia, com a Polónia a ser o destino de milhares de refugiados, um país onde a Jerónimo Martins tem uma operação de dimensão significativa, designadamente a insígnia Biedronka.

Frente Comum promove plenário

A Frente Comum convocou para esta quarta-feira um plenário de sindicatos da Administração Pública junto à sede da futura tutela governamental. Os sindicalistas exigem uma “negociação séria” no que toca às suas reivindicações, considerando que a maioria absoluta do PS nas legislativas de janeiro não é positiva para os trabalhadores. Este ano, os funcionários públicos viram o salário ser aumentado em 0,9%, um valor que não foi considerado satisfatório e que é mais do que anulado pela inflação recorde, que atingiu 4,2% em fevereiro.

INE publica dados do mercado laboral

O INE deverá publicar hoje as estatísticas de fluxos entre Estados do mercado de trabalho. O relatório analisa o ano completo de 2021, mostrando quantas pessoas transitaram do emprego para o desemprego e vice-versa, ou do emprego para a inatividade. Noutra vertente, o INE publicará também o índice de volume de negócios, emprego, remunerações e horas trabalhadas na indústria.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião