Brent continua a subir e volta a superar fasquia dos 130 dólares

O bloqueio às importações de petróleo russo por parte dos Estados Unidos e do Reino Unido provocou uma nova escalada dos preços do petróleo.

Os preços do petróleo continuam em forte alta, com o Brent a negociar nos 130,95 dólares por barril, abaixo dos máximos de 14 anos atingidos na segunda-feira. Os investidores digerem o anúncio da Casa Branca de embargar o petróleo russo.

O Presidente norte-americano confirmou na terça-feira que vai avançar com a proibição das importações de petróleo russo em retaliação à invasão da Ucrânia pelo país, bem como de gás e energia. Já o Reino Unido “eliminará gradualmente” a importação de petróleo e derivados russos até ao final de 2022.

Neste contexto, o barril de Brent, referência europeia, sobe 2,32% para os 130,95 dólares. Já o crude WTI avança 2,19% para os 126,39 dólares. Os preços do petróleo sobem nos mercados internacionais, com os investidores a reagirem a uma redução na oferta disponível. Estão, no entanto, abaixo do máximo de 2008 registado na segunda-feira, quando a o barril de Brent chegou aos 139 dólares.

O preço do barril de petróleo já estava em alta em janeiro devido aos constrangimentos na oferta na sequência da recuperação económica global após a pandemia, contudo, tem disparado desde que a Rússia iniciou a invasão à Ucrânia a 24 de fevereiro. Em 2021, a energia representava cerca de 62% das importações da UE à Rússia, segundo o Eurostat.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Brent continua a subir e volta a superar fasquia dos 130 dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião