Preço grossista da luz recua pelo terceiro dia consecutivo e vai atingir 284,58 euros por MWh

Preço da eletricidade no mercado grossista vai descer pelo terceiro dia consecutivo. Na sexta-feira, atingirá 284,58 euros/MWh, um decréscimo de 23% face ao registado quinta-feira.

Depois de ter tocado máximos no início da semana, o preço da eletricidade no mercado grossista vai recuar na sexta-feira, pelo terceiro dia consecutivo. Vai atingir uma média de 284,58 euros por megawatt-hora (MWh) em Portugal, isto é, um decréscimo de 23% face à média de 369,75 euros por MWh registada esta quinta-feira.

Trata-se de um recuo pelo terceiro dia consecutivo, depois de atingido um nível recorde de 542,78 euros por MWh, na terça-feira, e bastante abaixo do outro máximo alcançado a 23 de dezembro, quando atingiu os 383,67 euros por MWh.

O valor vai voltar oscilar significativamente durante o dia. Na sexta-feira, o mínimo será de 144,80 euros por MWh e o máximo de 403,97 euros por MWh, de acordo com os dados provisórios da Omie, o operador do mercado ibérico, publicados esta manhã. O preço deverá ser o mesmo para Espanha.

Este desempenho acontece também numa altura em que os preços do gás continuam a aliviar. Esta quinta-feira, a cotação do gás está a recuar 8,9% para os 142 euros por megawatt hora (MWh), segundo o Barchart. Este valor que contrasta com o recorde de 345 euros alcançado na segunda-feira, quando os preços registaram uma subida inédita de 75%.

Os preços da energia têm aumentado significativamente, com a invasão da Rússia à Ucrânia a agravar os constrangimentos já sentido no mercado devido à pandemia. Esta quinta-feira de manhã, os preços do petróleo voltaram a subir nos mercados internacionais, com barril de Brent a avançar mais de 2% para para 113,69 dólares, depois de ter afundado 13% na sessão anterior, numa altura em que os EUA avançaram com a proibição das importações de petróleo russo, uma medida que se junta à lista de sanções aplicadas devido à invasão da Ucrânia.

Face à escalada dos preços dos combustíveis, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) propôs esta quinta-feira que fosse criado um modelo de supervisão para o setor petrolífero que calcule custos de referência para atividades como a refinação, a produção de biocombustíveis e a logística, garantindo ao mesmo tempo margens comerciais adequadas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço grossista da luz recua pelo terceiro dia consecutivo e vai atingir 284,58 euros por MWh

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião