Quer iniciar uma carreira de freelancer? Quatro plataformas para encontrar trabalho

Nem sempre é fácil saber por onde começar, nomeadamente onde e como procurar oportunidades de trabalho em regime de freelancer. Eis as sugestões de plataformas da Selectra.

Se desistiu recentemente do seu emprego em busca de maior liberdade dentro do mercado de trabalho, trabalhar em regime freelancer — que oferece autonomia, flexibilidade, diferentes experiências profissionais, desenvolvimento de novas competências e a possibilidade de ser nómada digital — pode ser uma opção a considerar. Mas nem sempre é fácil saber por onde começar, nomeadamente onde e como procurar oportunidades de trabalho.

Com o objetivo de ajudar os profissionais a iniciarem este percurso, a Selectra reuniu algumas das principais plataformas onde pode encontrar propostas de emprego.

1. Upwork

“Posicionada como uma das maiores plataformas de trabalho remoto, a Upwork oferece ofertas em inúmeras áreas como é o caso do design, marketing, tradução, contabilidade, advocacia, engenharia ou arquitetura. Para ter acesso a estas oportunidades, deve fazer o seu registo e estar atento às publicações dos clientes com a descrição e o valor que estão dispostos a pagar pelo mesmo. Tenha apenas em conta que este site cobra uma percentagem por cada trabalho aceite”, explica a Selectra, em comunicado.

2. Remote Europe

Funcionando de uma forma diferente, na Remote Europe a pesquisa de oportunidades divide-se entre o nível de carreira do trabalhador, o tipo, categoria e horário de trabalho, ou ainda o país ou a organização na qual este pretende trabalhar. As ofertas, como o próprio nome indica, são limitadas ao espaço europeu.

3. People per Hour

“Fundada em 2007, a plataforma People per Hour funciona à base de contratações feitas à hora, ou seja, o freelancer deve criar um perfil com alguns dados sobre o seu percurso profissional, juntamente com o seu portefólio, e indicar quanto é que pretende receber por cada hora de trabalho realizado”, esclarece. No final será pedido aos clientes para darem uma classificação ao trabalhador em questão, sendo que a avaliação média será apresentada no perfil de cada freelancer.

4. Fiverr

Ao contrário das outras plataformas, a Fiverr permite aos freelancers exporem os seus projetos, “facilitando o processo de captação de novos clientes”. A plataforma oferece ainda a possibilidade de frequentar alguns cursos grátis e de receber conselhos sobre métodos de trabalho ou artigos específicos sobre diferentes áreas profissionais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quer iniciar uma carreira de freelancer? Quatro plataformas para encontrar trabalho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião