LME volta a suspender negociações de níquel instantes depois de terem sido retomadas
Minutos depois de ter sido retomada, a negociação do níquel teve de ser novamente suspensa. London Metal Exchange (LME) está a investigar um problema técnico.
O caos está de regresso ao mercado do níquel. As negociações deste metal na London Metal Exchange (LME) foram novamente suspensas esta quarta-feira, instantes depois de terem sido retomadas, avança a Bloomberg (acesso pago). Em causa estará uma falha técnica.
Na semana passada, a LME decidiu suspender as negociações de níquel, depois de o preço do metal ter disparado 250%, para mais de 100 mil dólares a tonelada. As negociações foram retomadas esta quarta-feira, com o níquel a desvalorizar 5%, mas acabaram por ser suspensas minutos depois.
Apenas 206 lotes, ou 1.236 toneladas, de níquel mudaram de mãos na manhã desta quarta-feira, antes de a negociação ser suspensa. A maioria desses negócios ocorreu a um preço limite de 45.590 dólares (41,551.5 euros) a tonelada. Vários negócios pareciam estar a preços abaixo do limite de 5%.
“De certa forma, foi como esperado, porque todos esperávamos que caísse. Era apenas uma questão de quão rápido [seria]”, diz Colin Hamilton, diretor administrativo de pesquisa de commodities da BMO Capital Markets, citado pela agência de notícias.
A bolsa diz estar a investigar o problema e avisou que irá cancelará um “pequeno número” de transações. As negociações por telefone continuam abertas e as corretoras deverão poder voltar a negociar este metal ainda nesta sessão.
Estas suspensões não são positivas para a bolsa de 145 anos, que é neste momento o principal local do mundo para definir preços e negociar alguns dos metais industriais mais importantes.
A LME já estava a enfrentar duras críticas depois da suspensão da semana passada. “Que desastre”, diz Ole Hansen, especialista de commodities do Saxo Bank, citado pela Bloomberg.
(Notícia atualizada às 10h28 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
LME volta a suspender negociações de níquel instantes depois de terem sido retomadas
{{ noCommentsLabel }}