Lucro ajustado da GreenVolt aumenta 3% em 2021, para 11,9 milhões de euros

  • Joana Abrantes Gomes
  • 16 Março 2022

Receitas totais cresceram 57%, para 141,5 milhões de euros. Segmento da biomassa residual foi o que mais contribuiu para os resultados.

A GreenVolt, a empresa de energias renováveis subsidiária da Altri, encerrou o ano de 2021 com lucros de 11,9 milhões de euros, mais cerca de 3% face ao ano anterior. As receitas totais cresceram 57%, atingindo 141,5 milhões de euros, com o segmento da biomassa residual, os custos da estrutura e a central de Tilbury a darem o maior contributo para estes resultados.

Só no quarto trimestre, as receitas totais da empresa liderada por João Manso Neto ascenderam a 58,1 milhões de euros, o que representa um crescimento de 177% face ao período homólogo, enquanto o resultado líquido ajustado atribuível à GreenVolt atingiu os 3,6 milhões de euros (mais 172% em relação ao quarto trimestre de 2020).

Porém, sem ajustes, o resultado líquido consolidado em 2021 fixou-se nos 8 milhões de euros, abaixo dos 17,9 milhões de euros registados em 2020.

Quanto ao EBITDA, excluindo custos de transação, aumentou para cerca de 61,6 milhões de euros em 2021, mais 87% em relação a 2020. “Num cenário teórico em que todas as aquisições tivessem sido realizadas a 1 de janeiro de 2021, o EBITDA pro forma da totalidade do exercício ascenderia a cerca de 75 milhões de euros”, sublinha a empresa em comunicado.

No final de dezembro, a dívida financeira líquida da subsidiária da Altri ascendia a 146,2 milhões de euros, sendo que as linhas de Caixa e equivalentes eram de 258,8 milhões de euros.

Durante o ano passado, em termos de produção elétrica total, a GreenVolt injetou na rede 873,3 GWh, mais 19,2% face à energia injetada no período homólogo de 2020. A pipeline de projetos de desenvolvimento de energia solar fotovoltaica e eólica é de cerca de 5,8 GW, um crescimento de 1,5 vezes quando comparado com o pipeline de projetos existentes à época da oferta pública inicial da empresa.

O segmento de biomassa residual representou 131,4 milhões de euros das receitas totais no total de 2021, um crescimento de 46%, enquanto o EBITDA deste setor, excluindo custos de transações, ascendeu a cerca de 64,5 milhões de euros, um crescimento de 95% face ao mesmo período de 2020.

O ano de 2021 ficou marcado pela entrada da GreenVolt na bolsa de Lisboa e pelas aquisições da Tilbury Green Power, no segmento da biomassa residual, mas também da V-Ridium, no negócio da energia solar fotovoltaica e eólica, juntamente com acordos de co-desenvolvimento em Itália e na Grécia. Ao nível do segmento de geração energética descentralizada, a subsidiária da Altri adquiriu ainda a Profit Energy e a Perfecta Energia.

Já para este ano, a GreenVolt prevê a concretização das primeiras vendas de ativos na Polónia, enquanto em Portugal entrará em funcionamento a central de energia solar fotovoltaica de Tábua, com cerca de 48 MWp, e as Unidades de Pequena Produção, com cerca de 14MWp.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucro ajustado da GreenVolt aumenta 3% em 2021, para 11,9 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião