Generali SpA alcança resultados recorde em 2021 e propõe recondução do CEO

  • ECO Seguros
  • 20 Março 2022

Com lucro operacional a crescer 12%, até uns históricos 5,9 mil milhões de euros, o conselho de administração do grupo segurador italiano aprovou a recondução do presidente executivo Philippe Donnet.

Conselho de Administração da Generali SpA quer manter Philippe Donnet como CEO até final de 2024.

A Assicurazioni Generali concluiu o último exercício do seu plano trienal (Generali 2021) destacando resultado operacional recorde. O board da companhia também aprovou a lista que compõe a equipa executiva encarregada de executar o programa estratégico seguinte (Lifetime Partner 24: Driving Growth), focado na sustentabilidade com melhor rendibilidade.

O grupo italiano alcançou 5,9 mil milhões de euros de lucro operacional, mais 12,4% face a 2020, contabilizando 75,8 mil milhões de euros em volume bruto de prémios emitidos, em progressão anual de 6,4%, beneficiando de crescimentos nos ramos Vida (Life) e não Vida (P&C). O negócio Life cresceu 6%, para 51,6 mil milhões, enquanto o segmento P&C avançou 7%, para 24,15 mil milhões de euros, encerrando o exercício com rácio combinado 90,8% (+1,7 p.p. relativamente a 2020)

O grupo encerrou 2021 com lucro líquido a aproximar-se de 2,85 mil milhões de euros, mais 63% face a 2020, indica em comunicado. Ajustado de ganhos e perdas relacionadas com aquisições e desinvestimentos, nomeadamente a compra (e integração) do grupo Cattolica, o resultado líquido aumentou 45%, fixando-se em 2 795 milhões. Ainda, de acordo com o anúncio da companhia italiana, após gerar 3,8 mil milhões de euros em capital, o rácio de solvência calculado no final do período fixou-se em 227%.

Realçando conclusão “bem-sucedida do plano estratégico Generali 2021”, Philippe Donnet, CEO do grupo, afirma que Generali alcançou 67 milhões de clientes em todo o mundo, distinguindo-se pelo crescimento, rentabilidade e situação de capital, posicionando-se de forma efetiva para a implementação do novo plano estratégico Lifetime Partner 24: Driving Growth.

Em outro comunicado, o grupo segurador italiano revela lista de elementos para a nova administração, a ser votada na próxima assembleia geral anual da Assicurazioni Generali. Segundo propõe o conselho de administração presidido por Gabriele Galateri di Genola, o presidente executivo em exercício desde 2016 e atual CEO, Philippe Donnet, deverá ser reeleito para liderar o novo plano estratégico da Generali até final de 2024.

A continuação de Donnet tem sido contestada por importantes acionistas do grupo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Generali SpA alcança resultados recorde em 2021 e propõe recondução do CEO

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião