CNA alerta que aumento dos preços também se deve às margens de lucro no retalho

  • Lusa
  • 21 Março 2022

José Gonçalves, da CNA, tem a "sensação" que o aumento dos preços "não resulta só do preço do mercado, mas das margens de lucro de algumas empresas do comércio a retalho".

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) alertou esta segunda-feira para o facto de o aumento dos preços não refletir apenas o valor dos produtos, mas também as margens de lucro, vincando não haver escassez.

O Grupo de Acompanhamento e Avaliação das Condições de Abastecimento de Bens nos setores Agroalimentar e do Retalho em Virtude das Dinâmicas de Mercado esteve esta segunda reunido, em Lisboa. Em cima da mesa estiveram temas como a escalada dos preços, o conflito na Ucrânia e o abastecimento.

Há um crescimento no aumento dos preços, mas temos esta sensação de que não resulta só do preço do mercado, mas das margens de lucro de algumas empresas do comércio a retalho”, apontou José Gonçalves, da CNA, em declarações à Lusa.

Segundo esta confederação, na reunião foi também dado conta de que não existe falta de disponibilidade dos fatores de produção ou dos alimentos. Contudo, no que se refere aos fatores de produção, a CNA sublinhou que os elevados preços podem ter impactos “a médio prazo”, lembrando que a agricultura é uma atividade que não pode parar e que as culturas estão sempre a decorrer.

Adicionalmente, a CNA e as restantes confederações de agricultores deram conta da dificuldade de fazer refletir o aumento de custos nos preços pagos aos produtores.

Neste grupo de trabalho participam ainda representantes das cooperativas agrícolas, transportes, indústria e da distribuição.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CNA alerta que aumento dos preços também se deve às margens de lucro no retalho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião