Seguradoras italianas oferecem apólice automóvel gratuita a refugiados ucranianos

  • ECO Seguros
  • 27 Março 2022

Associação de seguradoras tomou iniciativa de suportar o custo dos prémios das apólices de seguros para refugiados ucranianos que chegam a Itália de carro.

Imagens de famílias e crianças a fugir do terror, morte e destruição “deixam-nos horrorizados”, afirma a associação italiana de empresas de seguros. Passado mais de um mês desde que a Rússia invadiu a Ucrânia e iniciou a guerra na Europa, muitas pessoas têm chegado a Itália em busca de um lugar tranquilo para viver. “São inúmeros os autocarros cheios de pessoas amedrontadas e de carros carregados” com o que conseguiram trazer das suas casas.

Pensando nessas pessoas, a associação italiana de seguradoras, “decidiu, por sua própria iniciativa”, que o setor segurador irá “suportar o custo dos prémios das apólices de seguros para os refugiados ucranianos que chegam a Itália de carro,” refere um comunicado da Associazione Nazionale fra le Imprese Assicuratrici (Ania).

A situação dramática destes dias está, de facto, a levar à “entrada em Itália de veículos provenientes de territórios devastados pela guerra sem uma Carta Verde ou outro seguro de responsabilidade civil válido,” explica a entidade. Em colaboração com a Ania, o Ufficio Centrale Italiano (U.C.I.), organismo que gere assuntos internacionais relacionados com a Carta Verde, vai emitir gratuitamente apólices com validade de 30 dias para os refugiados que as solicitem.

“Será emitida uma cobertura gratuita para veículos com matrículas ucranianas” a pedido da pessoa interessada, que deverá atestar, através de declaração bilingue, “que está autorizada a utilizar o veículo se este estiver registado em nome de terceira pessoa ou entidade jurídica diferente. O certificado será emitido à distância e enviado por correio eletrónico,” detalha a nota divulgada no site da Ania.

Para obter a designada apólice de fronteira, a Ania recomenda que o pedido seja remetido para endereço de internet especificado (polizzefrontiera@ucimi.it), anexando seguintes documentos:

– cópia (frente e verso) do documento de matrícula do veículo;

– cópia da terceira página do passaporte do titular do veículo;

– atestado do titular, em declaração preenchida e assinada.

Tudo o que os interessados têm de indicar para concluir o requerimento é fornecer um endereço de correio eletrónico onde possa receber a apólice digital, cujo original (suporte em papel) será mantido pelos serviços até que o UCI receba a solicitação de entrega feita pelo titular.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Seguradoras italianas oferecem apólice automóvel gratuita a refugiados ucranianos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião