Gasóleo subiu menos do que o esperado pelo Governo, mas gasolina aumentou mais

Esta segunda-feira, o gasóleo simples custava, em média, 1,995 euros por litro, mais 14 cêntimos do que preço médio da semana passada e a gasolina 2,027 euros por litro, 10 cêntimos mais.

As incertezas no abastecimento de petróleo nos mercados globais determinou uma nova escalada nos preços do brent a semana passada e, consequentemente, um novo aumento no preço dos combustíveis na hora de atestar o carro na bomba de gasolina. Com a média semanal da evolução das cotações do petróleo que serve de referência para o mercado europeu, o Governo antecipou que o litro de gasóleo iria subir 16,4 cêntimos, já com o apoio de 1,3 cêntimos no ISP anunciado, e o da gasolina seis cêntimos, sem alterações no ISP. No entanto, mais uma vez, os dados da Direção Geral de Energia e Geologia não confirmaram estes valores e afinal o gasóleo aumentou menos do que o esperado e gasolina mais.

De acordo com as contas do Governo, o diesel deveria custar esta semana 2,011 euros por litro e a gasolina 1,987 euros, assumindo os preços médios em Portugal Continental. No entanto, esta segunda-feira, o gasóleo simples custava, em média, 1,995 euros por litro, mais 14 cêntimos do que preço médio da semana passada, segundo os preços médios diários apurados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Uma subida inferior aos 16,4 cêntimos esperados. Já o preço da gasolina fixava-se nos 2,027 euros por litro, 10 cêntimos acima do valor registado na semana anterior, quando tudo apontava para uma subida de seis cêntimos.

Com este desempenho, também não se veio a verificar que o gasóleo esteja, em média, mais caro do que a gasolina.

Este desfasamento de preços entre os cálculos do Executivo, que tem tentado ajustar o ISP às subidas de receita do IVA decorrente do aumento dos preços dos combustíveis — foi criada uma fórmula que visava a neutralidade fiscal entre estes dois impostos, embora não esteja a ser seguida à risca, numa tentativa de beneficiar os consumidores — não é inédito.

A semana passada, quando houve uma descida dos preços dos combustíveis, interrompendo uma escala de preços que já se verificava há 14 semanas consecutivas no caso da gasolina e 11 semanas no gasóleo, a descida dos preços nas bombas não foi tão significativa como o Governo antecipava — 17 cêntimos no gasóleo e 13 cêntimos, na gasolina. Imediatamente houve suspeitas de que as petrolíferas poderiam estar a aproveitar para aumentar as suas margens.

A Galp garantiu ao ECO que repercutiu “integralmente” a queda das cotações do gasóleo e da gasolina dos mercados internacionais nos preços dos combustíveis em Portugal, e garante que não está a ganhar mais dinheiro nas bombas, ainda que os preços tenham descido menos do que era esperado. Fonte oficial da petrolífera assegurou que “repercutiu integralmente a diferença entre as cotações médias do gasóleo e da gasolina da semana passada face às da semana anterior, como faz todas as semanas, tanto em períodos de subida como de descida das cotações”.

A evolução da cotação do brent aponta para um aliviar dos preços tendo em conta os avanços positivos conseguidos nas negociações esta terça-feira entre os negociadores russos e ucranianos em Istambul. A “redução drástica” das forças militares russas em torno de Kiev é visto pelos mercados com um sinal de possível acalmia da escalada de violência. O barril de brent chegou a cair quase 5%, tendo cotado abaixo dos 107 dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gasóleo subiu menos do que o esperado pelo Governo, mas gasolina aumentou mais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião