AIG coloca negócio Vida e Pensões em bolsa

  • ECO Seguros
  • 30 Março 2022

O grupo segurador vai lançar um IPO da SAFG e tem como base de valorização uma compra recente de 9,9% do capital pela Blackstone. Corebridge será o futuro nome e Zaffino será CEO acumulando com a AIG.

A SAFG Retirement Services, holding do negócio de vida e pensões do American International Group (AIG), vai lançar um IPO – oferta pública inicial – nos Estados Unidos.

A intenção é autonomizar o negócio cuja designação passará a ser Corebridge Financial e a AIG manterá mais de 50% do capital. Os bancos J.P. Morgan, a Morgan Stanley e a Piper Sandler são os tomadores da oferta.

Será uma das primeiras grandes operações deste ano depois do interesse dos investidores em IPO ter diminuído devido à recente volatilidade do mercado de ações em meio a temores de aumentos agressivos de taxas do Federal Reserve dos EUA e das consequências económicas de tensões geopolíticas na Europa.

A SAFG anunciou receita total de 23,39 mil milhões de USD no ano de 2021, um aumento de 55% face ao ano anterior. No mesmo período, o lucro operacional após impostos aumentou 14,5%, para 2,93 mil milhões de USD.

A private equity Blackstone ajudou a fundamentar a separação operacional da divisão de vida e pensões da AIG, ao pagar 2,2 mil milhões de USD por uma participação de 9,9% na SAFG em julho passado. Este tornou-se um valor de referência para a avaliação da futura Corebridge.

Peter Zaffino, presidente e CEO do grupo segurador, será também o presidente da nova sociedade.

A AIG tinha anunciado a vontade de separar seus negócios de seguro de vida e pensões das suas operações de riscos gerais em 2020, tendo começado a investir no negócio da subscrição de riscos em 2017 para tornar seu negócio principal mais lucrativo. A AIG afirmou no ano passado que o processo estava praticamente concluído e que agora se estava a concentrar no crescimento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

AIG coloca negócio Vida e Pensões em bolsa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião