Crise energética passa fatura extra de 230 mil milhões às famílias da Zona Euro este ano

Economistas da Bloomberg estimam que o choque da crise energética nas despesas familiares vai equivaler a 1,8% do PIB. Poupanças da pandemia ajudam a amparar, mas não chega.

A subida dos preços dos combustíveis, da eletricidade e do gás natural vão implicar uma fatura adicional de 230 mil milhões de euros para as famílias da Zona Euro este ano.

A estimativa da Bloomberg Economics é significativamente superior aos 100 mil milhões que a organização avançou em fevereiro e representa 1,8% do Produto Interno Bruto (PIB) da região, segundo a organização.

A invasão da Rússia à Ucrânia no final de fevereiro acentuou a crise energética, atirando os preços dos combustíveis para recordes um pouco por todo o mundo. Petróleo, eletricidade e gás natural vão agravar ainda mais as despesas das famílias.

Os economistas da Bloomberg referem que a poupança extra acumulada durante a pandemia pode servir de almofada, amparando o choque. Ainda assim, alertam que o choque vai ser grande, pressionando o consumo noutros setores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Crise energética passa fatura extra de 230 mil milhões às famílias da Zona Euro este ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião