Alemanha assume controlo da Gazprom Germania

Regulador energético alemão assume controlo da subsidiária Gazprom Germania até 30 de setembro de 2022, uma medida temporária de modo a garantir o abastecimento energético e a gestão da empresa.

O regulador alemão do setor energético vai assumir o controlo da Gazprom Germania, e irá mantê-lo até 30 de setembro de 2022, anunciou esta segunda-feira o ministro da Economia da Alemanha, Robert Habeck, segundo a Reuters (acesso condicionado).

A medida foi anunciada após a russa Gazprom, empresa mãe da subsidiária Gazprom Germania, abandonar o seu negócio na Alemanha, na passada sexta-feira. Desta forma, Habeck garante que a nova administração do Bundesnetzagentur se trata de uma medida temporária. O ministro alemão acrescenta ainda que a medida se destina a assegurar a gestão da empresa, a “proteger a segurança e a ordem pública e para manter a segurança do abastecimento”, pelo que “esta etapa é obrigatória.”

Já o líder do regulador energético alemão diz que “o objetivo será administrar a Gazprom Germania no interesse da Alemanha e da Europa“, avançou Klaus Mueller, chefe da Bundesnetzagentur, via comunicado. O responsável avança ainda que vão ser tomadas “todas as ações necessárias de modo a garantir a segurança do abastecimento [energético]”.

O anúncio surge após a Comissão Europeia confirmar a realização de “inspeções surpresa” no setor do gás natural, na Alemanha, sob suspeitas de violação das regras europeias da concorrência. Em causa estará o alegado papel da Gazprom na subida dos preços do gás natural na Europa.

Após o anúncio das buscas no setor energético, a Gazprom anunciou na passada sexta-feira o fim das suas operações na Alemanha, através da Gazprom Germania GMBH, e todas as suas subsidiárias com escritórios no Reino Unido, Suíça e República Checa, avançou a Reuters (acesso condicionado).

O comunicado não divulgou qualquer motivo, ou detalhes adicionais, sobre o porquê do encerramento.

Habeck esclareceu que a medida visa evitar uma possível aquisição da Gazprom Germania pela JSC Palmary e pelo serviço de exportação de serviços da Gazprom, LLC, ambas empresas russas. A nova administração será livre para demitir membros executivos, contratar novos funcionários e inquirir a gestão sobre os procedimentos a seguir.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemanha assume controlo da Gazprom Germania

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião