Marcelo fala em “massacre intolerável” em Bucha e diz que “comportamentos apontam para crimes de guerra”

"Não se pode propriamente declarar como criminoso de guerra [Putin] sem uma decisão do tribunal mas há comportamentos que apontam claramente para crimes de guerra", disse o Presidente.

O Presidente da República classificou como “massacre intolerável, desumano e chocante” e um “atentado brutal aos direitos humanos” o que se passou na cidade ucraniana de Bucha, onde foram encontrados vários corpos de civis. Isso “só pode provocar o repúdio da comunidade internacional”, notou.

Em declarações aos jornalistas esta segunda-feira, no Centro Cultural de Belém, Marcelo Rebelo de Sousa disse ainda que é da competência do tribunal internacional “apreciar” isso. “Aquilo que aconteceu é inaceitável”, mas “para responsabilizar concretamente quem o fez, quem foram as pessoas, em que condições, como, para isso é fundamental a matéria de facto”, acrescentou o Chefe de Estado.

O Chefe de Estado português comentou ainda as declarações feitas por Joe Biden – que acusou Vladimir Putin de praticar “crimes de guerra” -, afirmando: “Trata-se, obviamente, de responsabilizar quem deve ser responsabilizado política e juridicamente. Não se pode propriamente declarar como criminoso de guerra [Putin] sem uma decisão do tribunal [internacional], mas há comportamentos que apontam claramente para crimes de guerra”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo fala em “massacre intolerável” em Bucha e diz que “comportamentos apontam para crimes de guerra”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião