Aliados dos EUA vão libertar quase 60 milhões de barris em reserva. Preço do petróleo cai 5%

  • Joana Abrantes Gomes
  • 6 Abril 2022

Libertação coordenada de reservas por países da AIE ascenderá a 120 milhões de barris de petróleo. Preço do ouro negro afunda 5% após decisão.

Os aliados dos EUA na Agência Internacional de Energia (AIE) vão libertar cerca de 60 milhões de barris de petróleo diários das suas reservas de emergência, juntando-se, assim, à administração norte-americana no esforço de tentar controlar os preços do petróleo, noticia o The Wall Street Journal (acesso pago, conteúdo em inglês). Depois de ser conhecida esta decisão, o preço do ouro negro está a afundar 5%.

A ação coordenada dos grandes consumidores de energia destina-se a atenuar as consequências económicas do aumento dos preços da energia desde a invasão da Ucrânia. As sanções económicas e uma greve não oficial de compradores reduziram as exportações petrolíferas russas, resultando na maior perturbação do fornecimento de energia em décadas.

A AIE estima que a produção de petróleo na Rússia diminua em um quarto este mês, deixando uma enorme lacuna de três milhões de barris por dia no fornecimento global de energia. A exploração de reservas de emergência irá de alguma forma preencher esta lacuna, mas o mercado continuará sob pressão, uma vez que a OPEP+ (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) se recusa a abrir as suas torneiras mais rapidamente.

No total, a libertação coordenada de reservas por países da AIE ascenderá a 120 milhões de barris de petróleo: metade dos EUA e metade de outros membros. A administração de Joe Biden irá ainda libertar de forma independente 120 milhões de barris da Reserva Estratégica de Petróleo, elevando o total para 240 milhões em todo o mundo.

Depois de ser conhecida esta decisão, o preço do ouro negro está a afundar 5% nos mercados internacionais, invertendo a tendência de subida que se observou durante esta quarta-feira. O barril de Brent, cotado em Londres e que serve de referência às importações nacionais, está a cair 4,44% para 101,90 dólares, enquanto o WTI, negociado em Nova Iorque, desvaloriza 4,82% para 97,05 dólares.

(Notícia atualizada às 20h47 com desvalorização do preço do petróleo)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aliados dos EUA vão libertar quase 60 milhões de barris em reserva. Preço do petróleo cai 5%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião