Dona do Facebook estuda lançar moedas virtuais, tokens e empréstimos

  • ECO
  • 7 Abril 2022

Meta mantém planos ambiciosos para explorar produtos e serviços financeiros nas suas plataformas. Tokens, moedas de criador e empréstimos a empresas são alguns dos planos de Mark Zuckerberg.

A Meta, dona do Facebook, tem planos para introduzir moedas virtuais, tokens e serviços de empréstimos nas suas aplicações. Apesar do colapso do projeto da criptomoeda Diem, a tecnológica liderada por Mark Zuckerberg mantém a ambição de explorar produtos e serviços financeiros nas suas plataformas, como forma de ter novas fontes de receitas, avança o Financial Times (acesso pago, conteúdo em inglês).

De acordo com o jornal, o braço financeiro do Facebook, Meta Financial Technologies, está a explorar a criação de uma moeda virtual para o metaverso, que os funcionários apelidaram internamente de “Zuck Bucks”. Não será uma criptomoeda baseada no blockchain, mas antes um token semelhante ao que são usados em aplicações de jogos, como a moeda Robux do popular jogo infantil Roblox.

A Meta também estuda a criação dos chamados “token sociais” ou “tokens de reputação” e ainda das “moedas de criador”, que poderão vir a estar associadas a influencers da sua plataforma de partilha de fotografias Instagram.

Além disso, a tecnológica também pode vir a conceder empréstimos a pequenas empresas a taxas atrativas, tendo inclusivamente mantido negociações com potenciais parceiros.

Segundo o Financial Times, a maioria destes planos ainda estão numa fase inicial, podendo vir a sofrer alterações ou a serem abandonados completamente. Numa fase mais desenvolvida estão os planos para integrar os NFT (non fungible tokens) nas suas aplicações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dona do Facebook estuda lançar moedas virtuais, tokens e empréstimos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião