Luz Saúde investe 11 milhões em novas clínicas na Feira e Covilhã

Grupo de saúde detido pela Fidelidade e liderado por Isabel Vaz abre duas novas unidades para “potenciar a rede Hospital da Luz” no Norte e no Centro do país, acrescentando 180 postos de trabalho.

A Luz Saúde acaba de investir cerca de 11 milhões de euros na abertura de duas novas clínicas com a marca Hospital da Luz, em Santa Maria de Feira e na Covilhã. Ambos os projetos ocupam espaços que nada tinham a ver com a prestação de cuidados de saúde, tendo sido alvo de obras para a adaptação dos imóveis.

Com a inauguração destas unidades na Feira (distrito de Aveiro, embora pertença à área metropolitana do Porto) e na Covilhã (distrito de Castelo Branco), a rede Hospital da Luz passa a contar com 29 unidades em Portugal Continental e na Madeira, sendo a rede constituída por 13 hospitais gerais, um hospital especializado, 13 clínicas e duas residências sénior.

“Os nossos maiores hospitais [Lisboa, Coimbra e Arrábida – Vila Nova de Gaia) já contam com um número muito significativo de clientes destas zonas do país. Daí que achámos fundamental estarmos presentes na proximidade, potenciando e melhorando a rede Hospital da Luz na região Centro e na região Norte”, sublinha ao ECO fonte oficial da Luz Saúde.

Questionado sobre quais serão os futuros investimentos para a expansão da rede, o grupo liderado por Isabel Vaz adiantou apenas que “estão em curso obras para uma nova clínica no Funchal, que deverá abrir no primeiro semestre de 2023”.

Localizado no centro da cidade, no mesmo edifício do Modelo Continente, o novo Hospital da Luz Santa Maria da Feira tem cerca de 1.400 metros quadrados e está focado na prestação de cuidados de saúde ambulatórios. Emprega 80 pessoas, entre médicos, enfermeiros e técnicos de saúde, entre outros profissionais, e representou um investimento de seis milhões de euros, que incluiu a aquisição do edifício, obras e equipamentos.

Hospital da Luz Santa Maria da Feira

Se esta clínica feirense vai funcionar sobretudo em articulação com o hospital instalado no complexo do gaiense Arrábida Shopping, que é a maior unidade da antiga Espírito Santo Saúde no Norte do país, já a clínica da Covilhã, que abriu portas no final de março com uma centena de colaboradores, vai trabalhar em ligação com o hospital localizado em Coimbra, com o qual inclusive vai partilhar parte do corpo médico.

O grupo controlado pela Fidelidade desde a queda do Banco Espírito Santo – em 2014 adquiriu 96% das ações do grupo de saúde – investiu uma verba superior a cinco milhões de euros para abrir esta unidade serrana. Ocupa uma área de perto de mil metros quadrados, tem uma vertente de cuidados de saúde ambulatórios e quer diferenciar-se também na área de imagiologia, em que comprou “equipamentos de última geração” e que diz serem “únicos em toda a Beira Interior”.

Em 2020, o primeiro ano da pandemia e o último ano para o qual divulgou resultados, o grupo Luz Saúde registou um resultado líquido consolidado negativo de 16,3 milhões de euros, que contrastou com lucros de 16,7 milhões de euros em 2019. Ainda assim, Isabel Vaz sublinhou nesse Relatório e Contas que, apesar do impacto da Covid-19, concretizou nesse exercício “um nível de investimento de 67,9 milhões de euros, dos quais 43,9 milhões foram aplicados na expansão da rede privada Hospital da Luz”.

O Hospital da Luz é o primeiro privado a ter um Centro Académico Clínico em Portugal. A portaria que confere este estatuto à associação privada sem fins lucrativos denominada CAC Católica Luz – Centro Académico Clínico Católica Luz foi publicada na semana passada em Diário da República. O objetivo é potenciar as sinergias já existentes entre a Universidade Católica Portuguesa, a Luz Saúde, o Hospital da Luz, a GLSMED Learning Health e a União das Misericórdias Portuguesas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Luz Saúde investe 11 milhões em novas clínicas na Feira e Covilhã

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião