Huawei atribui bolsa de 5.000 euros a 50 estudantes. Metade são mulheres

Com 25 estudantes do género feminino na lista final, a escolha destes candidatos e candidatas teve em conta não só o seu percurso académico, mas também o pessoal.

A Huawei e o .PT já decidiram que são os 50 alunos do ensino superior das áreas de engenharia e tecnologia que irão receber bolsas de estudo. Com 25 estudantes do género feminino na lista final, a escolha destes candidatos e candidatas teve em conta não só o seu percurso académico, mas também o pessoal. A Huawei investe 250.000 euros nesta iniciativa e apoia cada um destes 50 alunos com 5.000 euros, para que possam enriquecer os seus percursos académicos.

“Acreditamos que a paixão desbloqueia o potencial e, para isso, a Huawei pretende investir em jovens com capacidade para transformar o mundo e as suas comunidades num lugar melhor através da tecnologia”, afirma Diogo Madeira da Silva, diretor da Huawei em Portugal, em comunicado. Estes jovens “vão marcar a diferença fruto da sua aprendizagem e capacidades adquiridas”, acrescenta.

Diogo Madeira da Silva, diretor de comunicação da Huawei Portugal.D.R.

O período de apresentação das candidaturas para a primeira edição do Programa de Bolsas terminou em fevereiro. A partir daí, um júri independente analisou as cerca de 3.000 candidaturas recebidas, das quais 45% de mulheres, e selecionou os 50 jovens portugueses que vão receber apoio financeiro para a continuação dos seus estudos.

Entre os bolseiros, encontram-se estudantes de todo o território nacional e jovens com diversos graus académicos, da licenciatura ao doutoramento, com especial incidência para a licenciatura (40% dos alunos) e para jovens entre os 18 e os 23 anos (72%). Dos vários cursos existentes nas áreas de engenharia e tecnologia, os de engenharia informática e engenharia eletrotécnica de computadores são a maioria, com 28 estudantes a frequentarem estes cursos.

“Todas as pessoas têm direito a uma educação de alta qualidade, nomeadamente, nas competências digitais, e investir na valorização do talento nacional é uma das principais estratégias e prioridades para o futuro de Portugal. Esta geração é a mais bem preparada de sempre, nunca tivemos tantos e tantas jovens a estudar no ensino superior como nos últimos anos”, diz Luísa Ribeiro Lopes, presidente do .PT.

E deixa ainda um conselho para os jovens selecionados: “Desafiem-se a vocês próprios e invistam em áreas desconhecidas, que muito provavelmente serão as áreas do futuro. Envolvam-se em projetos que tragam mais-valias aos vossos estudos.”

Além de ser planeado em estreita colaboração com o .PT, o programa contou com a contribuição do INCoDe.2030 e da Comissão para a Cidadania e a Igualdade do Género, e com os apoios do Portugal Digital e da Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Huawei atribui bolsa de 5.000 euros a 50 estudantes. Metade são mulheres

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião