Gazprom continua a fornecer gás natural à Europa através da Ucrânia

Apesar das ameaças de Putin, a estatal russa ainda não parou de responder aos pedidos dos clientes, continuando a enviar gás natural por gasoduto à Europa através da Ucrânia.

A estatal russa Gazprom continua a fornecer gás natural à Europa através da Ucrânia, apesar do ultimato do Kremlin de que fechará a torneira se os países europeus recusarem pagar o combustível em rublos, noticia a Reuters.

Os pedidos fixam-se em 74,5 milhões de metros cúbicos de gás esta terça-feira, de acordo com dados do operador do gasoduto ucraniano, citados pela agência noticiosa russa Interfax. O fornecimento continua a realizar-se de acordo com os pedidos dos clientes.

Ao início da manhã em Lisboa, os futuros do holandês TTF para entrega em maio, o contrato de gás natural que serve de referência na Europa, subiam 3,16%, para 103,3 euros/MWh. Já o contrato para entrega em junho transacionava abaixo de 100,5 euros/MWh, uma queda intradiária de 3,52%.

Na segunda-feira, a Reuters indicava que a perspetiva de temperaturas mais amenas no continente, a redução da procura, a manutenção de fluxos sólidos de gás e o aumento das descargas de Gás Natural Liquefeito (GNL) por navios metaneiros têm aliviado o preço deste combustível.

Os traders estão, porém, expectantes quanto à segunda metade do mês de abril, altura em que novos contratos de fornecimento com a Rússia entram em vigor, já sob a exigência do Kremlin de que sejam pagos em rublos.

No final de março, o Presidente russo, Vladimir Putin, disse que o fornecimento de gás será interrompido se o pagamento não for feito na divisa exigida, algo que a maioria dos líderes europeus já disse rejeitar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gazprom continua a fornecer gás natural à Europa através da Ucrânia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião