Amorim Cork Flooring desafia jovens a criarem salas de aula do futuro

A competição "Dream on Amazing" envolve equipas de 12 países, cada uma composta por quatro alunos das áreas STEM. As três equipas vencedoras vão ver concretizada a sua "Dream on Amazing Classroom".

A Amorim Cork Flooring, Unidade de Pavimentos e Revestimentos da Corticeira Amorim, está a promover uma competição global com o intuito de fomentar a consciencialização sobre a temática da sustentabilidade entre os jovens estudantes. A “Dream on Amazing” envolve equipas de 12 países que são desafiadas a conceber as salas de aula do futuro à base de materiais sustentáveis, destacando-se a utilização da cortiça.

Trata-se de um novo paradigma assente na construção sustentável “onde a cortiça terá um papel fundamental”, afirma Gonçalo Marques. “Queremos presentear os jovens estudantes com a perspetiva de partilharem com o mundo os seus sonhos. Inspirados pela campanha ‘Walk on Amazing‘, que permitiu ao ex-astronauta da NASA Scott Kelly pisar Marte, desenhamos a iniciativa ‘Dream on Amazing‘, que permitirá saber como a geração a pisar efetivamente Marte imagina o seu ambiente sustentável perfeito. Um trabalho que conta quer com o suporte de estudantes universitários de arquitetura, quer com a avaliação final de renomados estúdios de arquitetura”, detalha o diretor de marketing e vendas da Amorim Cork Flooring.

A competição é dirigida, sobretudo, aos alunos de escolas cujos currículos privilegiam o ensino das ciências, das tecnologias, das engenharias e das matemáticas (STEM, na sigla inglesa). Supervisionadas por um estudante universitário da área da arquitetura, as equipas constituídas por quatro alunos cada, com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos tentarão responder a alguns dos desafios hoje colocados aos arquitetos do futuro.

O programa-piloto “Dream on Amazing” oferece aos participantes a oportunidade de desenvolveram através de uma experiência real uma sala de aula com uma pegada de carbono negativa. Ou, pelo menos, proporciona a possibilidade de sonharem com esse espaço vazio que poderão preencher com os seus ideais verdes.

As três equipas vencedoras da iniciativa “Dream on Amazing”, escolhidas por um júri de 13 arquitetos e designers, serão contempladas com um piso visual Marte (total de 100 metros quadrados) para equipar a sua “Dream on Amazing Classroom”. Adicionalmente, serão oferecidas viagens para visitar a Amorim Cork Flooring. Os nomes dos vencedores serão divulgados a 15 de abril.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Amorim Cork Flooring desafia jovens a criarem salas de aula do futuro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião