Conflitos entre candidatos ameaçam atrasar compra de 117 comboios pela CP

  • ECO
  • 18 Abril 2022

Litigância entre empresas candidatas pode chegar a tribunal e atrasar a compra dos novos comboios pela CP. CAF quer a exclusão do concurso de quatro concorrentes e a Stadler pede a exclusão de todos.

O relatório preliminar de qualificação de candidaturas, elaborado pelo júri para a compra de 117 comboios para a CP, detetou irregularidades nas propostas de cinco das seis empresas candidatas. Porém, não excluiu nenhuma e está a dar uma nova oportunidade às empresas para apresentarem documentos em falta, o que está a levar a conflitos entre os concorrentes, revela o Público (acesso condicionado).

Apenas a suíça Stadler não apresentou qualquer irregularidade e, por isso, pede a exclusão das restantes empresas. Também CAF propõe a exclusão do concurso da CRRC, Hitachi e Stadler, embora mantenha em tribunal um litígio com a CP relacionado com o último concurso de material circulante.

A disputa judicial entre a CAF e a CP está relacionada com o último concurso para a compra de 22 automotoras para serviço regional, que foi ganho pela Stadler. A empresa basca impugnou a decisão alegando que a Stadler, que apresentou a proposta mais barata, não cumpria o caderno de encargos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Conflitos entre candidatos ameaçam atrasar compra de 117 comboios pela CP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião