Endividamento da economia aumenta para 777,4 mil milhões de euros

O endividamento dos cidadãos, empresas e Estado aumentou 3,4 mil milhões de euros em fevereiro, para 777,4 mil milhões de euros.

O endividamento da economia portuguesa (todos os agentes económicos exceto a banca) aumentou para 777,4 mil milhões de euros em fevereiro, um aumento de 3,4 mil milhões de euros, de acordo com os dados publicados pelo Banco de Portugal (BdP) esta quinta-feira. O endividamento do setor público subiu 2,9 mil milhões de euros, enquanto a subida no setor não financeiro privado foi de 0,6 mil milhões de euros.

Em fevereiro, o endividamento do setor não financeiro (administrações públicas, empresas e particulares) aumentou 3,4 mil milhões de euros, para 777,4 mil milhões de euros“, lê-se no comunicado do banco central. A nota de informação estatísticas refere que houve revisões nos números desde janeiro de 2020: uma comparação com os números anteriores mostra que há uma revisão em alta do endividamento da economia.

Endividamento da economia atinge novo recorde

Fonte: Banco de Portugal.

Este é um novo recorde no endividamento da economia. Porém, recorde-se que em percentagem do PIB, o peso que tem na economia, tem vindo a baixar, após o pico da pandemia. O rácio de endividamento baixou de 375,4% do PIB em 2020 para 363,3% do PIB em 2021, continuando longe dos mais de 420% registados durante a última crise.

No caso do setor público em fevereiro, o endividamento aumentou 2,9 mil milhões de euros para 348,8 mil milhões de euros. As administrações públicas e as empresas públicas endividaram-se junto do setor financeiro (1,4 mil milhões) e do exterior (1,3 mil milhões de euros).

Endividamento da economia sobe em fevereiro face a janeiro

Fonte: Banco de Portugal.

No caso do setor privado em fevereiro, o endividamento aumentou 600 milhões de euros, num total de 428,6 mil milhões de euros. O aumento divide-se em 200 milhões para as empresas privadas e 400 milhões para os particulares, sendo que o “acréscimo de endividamento foi sobretudo junto do setor financeiro”.

Em relação às empresas privadas, o endividamento cresceu 4,3% comparativamente com fevereiro de 2021, “o que correspondeu a uma desaceleração de 0,5 pontos percentuais (pp) em relação ao mês anterior”, assinala o banco central.

Já o endividamento dos particulares continuou a acelerar, aumentando 3,7% em termos homólogos, mais três décimas do que em janeiro.

A próxima atualização dos dados ocorre a 19 de maio.

(Notícia atualizada às 11h38 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Endividamento da economia aumenta para 777,4 mil milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião