Gasóleo subiu menos 2 cêntimos que o previsto pelo Executivo

Governo esperava que esta semana o gasóleo ficasse seis cêntimos mais caro e a gasolina dois cêntimos. Acertou na previsão da gasolina, mas o gasóleo não subiu tanto.

O Governo esperava que esta semana o gasóleo ficasse seis cêntimos mais caro e a gasolina dois cêntimos e, de acordo com os preços médios divulgados pela Direção Geral de Energia e Geologia, confirmou-se a subida de dois cêntimos na gasolina simples 95. Mas, afinal, o gasóleo subiu quatro cêntimos e não seis. Uma boa notícia para o bolso dos automobilistas.

O preço médio do gasóleo simples a semana passada foi de 1,881 euros por litro e esta semana subiu para 1,926. É já a segunda semana em que os preços médios acabam por não subir tanto como o antecipado pelo Governo. A semana passada era esperado que o gasóleo ficasse quatro cêntimos mais caro e o preço da gasolina não mexesse. Mas, o diesel subiu em média três cêntimos e a gasolina desceu um cêntimo.

Perante as previsões de subida, o Executivo optou esta semana por voltar a não mexer no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP). “O desconto temporário do ISP manter-se-á inalterado na próxima semana, sendo de 4,7 cêntimos por litro de gasóleo e de 3,7 cêntimos por litro de gasolina”, disse o Ministério das Finanças em comunicado, na sexta-feira.

Para mitigar o impacto da subida dos preços dos combustíveis, os portugueses têm o Autovoucher que lhes dá um apoio de 20 euros até ao final de abril. Já foram devolvidos 117,5 milhões de euros (um aumento de 14,5 milhões de euros face à semana anterior), de acordo com o último balanço das Finanças.

A partir de maio entra em vigor outra medida — uma baixa do ISP equivalente a uma redução do IVA dos combustíveis para 13%, que foi aprovada no Parlamento na sexta-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gasóleo subiu menos 2 cêntimos que o previsto pelo Executivo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião