Hoje nas notícias: Englobamento de mais-valias, garantias Covid e Ricardo Salgado

  • ECO
  • 26 Abril 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O novo regime de tributação de mais-valias mobiliárias vai diminuir os ganhos em mais de um quinto. Mais de 2,8 milhões de garantias Covid ficaram por executar. O processo de insolvência da Associação Industrial do Minho já foi concluído, mas a associação deixou “calote” de 5,8 milhões de euros. Estas são algumas das notícias que marcam o dia.

Englobamento obrigatório tira um quinto das mais-valias

A partir de 2023, as mais-valias dos investimentos especulativos serão tributadas de forma englobada com os restantes rendimentos para contribuintes no último escalão de IRS, de acordo com a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2022. Segundo as simulações da Deloitte, este novo regime de tributação de mais-valias mobiliárias vai diminuir os ganhos dos investidores em mais de um quinto.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Mais de 2,8 mil milhões em garantias ligadas à Covid ficaram por executar

Dos 5,06% do PIB em garantias públicas disponibilizadas pelo Governo para ajudar a economia a suportar os impactos da Covid-19, 1,24% ficaram por executar, o equivalente a cerca de 2.815 milhões de euros. Do lado da execução, que corresponde a 3,82% do PIB, o destaque vai para o Apoio à Economia Covid-19, do qual se usou quase todo o valor disponível: 2,44% do PIB, equivalente a 5539 milhões, quando tinham sido reservados 2,5%. Pelo contrário, o Público destaca a linha Retomar, criada no final de setembro passado: foram usados menos de 0,01% do PIB, menos 22,7 milhões de euros, quando estavam em causa 0,47% do PIB, cerca de mil milhões.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

“Temos de começar a discutir aumentos salariais acima de 1%”, diz Mário Mourão

O novo secretário-geral da UGT defende que as atualizações da Função Pública devem chegar a 1,3% este ano. “Os salários reais baixaram 0,8%. E a produtividade aumentou”, disse Mário Mourão numa entrevista, afirmando que há “um défice no acompanhamento em relação à produtividade”. O responsável considera que o “Estado é o que primeiro tem de dar o exemplo para depois exigir [o mesmo] às empresas e aos seus parceiros de concertação social”.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Associação Industrial do Minho deixa calote de 5,8 milhões

O Tribunal de Famalicão finalizou o processo de insolvência da Associação Industrial do Minho. O mapa do rastreio final indica que a venda de bens rendeu 2,9 milhões de euros e que os credores perderam, ao todo, cerca de 5,8 milhões, dado que a dívida total ascendia aos 8,7 milhões de euros.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Salgado recebe 1.200 euros, mas mantém empregada, motorista e personal trainer

Depois de ter sido adiado por duas vezes, arranca esta terça-feira a fase instrutória do processo BES/GES. Ricardo Salgado é um dos 30 arguidos deste processo. O antigo banqueiro recebe 1.200 euros de uma pensão de 20 mil euros, tem bens arrestados, incluindo a casa onde vive, mas mantém vários empregados, como um motorista, uma empregada doméstica e um personal trainer, segundo o relatório social feito a Salgado.

Leia a notícia completa na CNN Portugal (acesso livre).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Englobamento de mais-valias, garantias Covid e Ricardo Salgado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião