Alemanha baixa previsão de crescimento e sobe a de inflação

  • Lusa
  • 27 Abril 2022

A Alemanha está "a pagar o preço" do seu apoio à Ucrânia, disse o ministro, antes de acrescentar o país tem "de estar preparado para pagar este preço".

O Governo alemão espera um crescimento mais fraco e uma inflação quase duas vezes mais forte do que o previsto em 2022, devido à guerra na Ucrânia, segundo as novas previsões divulgadas esta quarta-feira.

O Produto Interno Bruto (PIB) deve crescer 2,2% este ano, quando em janeiro se previa um crescimento de 3,6% e a inflação deverá atingir 6,1%, muito acima da anterior previsão, que apontava para 3,3%, indicou o ministro da Economia, Robert Habeck, em conferência de imprensa.

“Os riscos que pressionam a economia estão a aumentar. Após dois anos de pandemia, a guerra da Rússia (contra a Ucrânia) adiciona um peso suplementar”, afirmou. A Alemanha está “a pagar o preço” do seu apoio à Ucrânia, declarou o ministro. “Temos de estar preparados para pagar este preço”, acrescentou.

Pela sua forte dependência do gás russo e atendendo ao peso da sua indústria, que sofre problemas de fornecimento agravados com a guerra, a maior economia europeia tem sido particularmente exposta às consequências do conflito.

A guerra na Ucrânia fez disparar os preços da energia, alimentando uma inflação galopante, que atingiu 7,3% em março na Alemanha, afetando famílias e empresas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemanha baixa previsão de crescimento e sobe a de inflação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião