5 coisas que vão marcar o dia

Esta quinta-feira, o Parlamento vai debater o Orçamento do Estado. A marcar o dia está ainda a apresentação de resultados da Jerónimo Martins e os dados sobre o comércio internacional.

O Parlamento vai começar a debater na generalidade o Orçamento do Estado. A marcar o dia está ainda a apresentação de resultados referentes ao primeiro trimestre da Jerónimo Martins e a leitura da sentença do caso que ficou conhecido como o cartel da banca. Lá fora, a Comissão Europeia divulga os indicadores de Sentimento Económico e do Clima de Negócios.

Parlamento começa a debater Orçamento do Estado

Arranca a discussão na generalidade da proposta de Orçamento do Estado para 2022, na Assembleia da República. Esta discussão do documento por parte dos deputados segue-se às audições dos ministros das Finanças e do Trabalho, e culmina na votação da proposta na generalidade, esta sexta-feira.

Jerónimo Martins apresenta resultados

A Jerónimo Martins tem marcada para esta quinta-feira a apresentação dos resultados do primeiro trimestre, após o encerramento do mercado. No ano passado, a dona do Pingo Doce e da Biedronka viu o resultado líquido crescer 48,3%, para 463 milhões de euros. No ano anterior, o primeiro da pandemia, a retalhista alimentar tinha lucrado 312 milhões de euros.

É conhecida sentença no caso “cartel da banca”

Decorre esta quinta-feira a leitura da sentença do caso que ficou conhecido como o “cartel da banca”, no Tribunal da Concorrência em Santarém. Estão envolvidos neste processo 14 bancos, que enfrentam coimas da Autoridade da Concorrência que podem ascender a 225 milhões. Em causa estão práticas anticoncorrenciais no mercado de crédito que prejudicaram os consumidores durante 11 anos.

INE divulga evolução do comércio internacional

O Instituto Nacional de Estatística dá a conhecer as estimativas rápidas para as estatísticas do Comércio Internacional durante o primeiro trimestre deste ano. Os últimos dados, relativos ao mês de fevereiro, mostraram que as importações cresceram o dobro das exportações antes da guerra na Ucrânia.

Como está o sentimento económico na UE?

A Comissão Europeia publica o Indicador de Sentimento Económico, bem como o Indicador que mede o Clima de Negócios, referentes ao mês de abril. Dados surgem num contexto de inflação acelerante na maior parte das principais economias da União Europeia, com a saída da pandemia e o impacto da guerra na Ucrânia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião