Confiança dos consumidores melhora após queda abrupta de março

Depois de registar a segunda queda mais intensa de sempre no mês passado, por causa da guerra, a confiança dos consumidores portugueses melhorou em abril, bem como o clima económico.

A confiança dos consumidores melhorou em abril, depois da “diminuição abrupta” registada em março, por causa do eclodir da guerra na Europa, avançou esta quinta-feira o Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

“O indicador de confiança dos consumidores aumentou em abril, após a diminuição abrupta em março, a segunda mais intensa da série, apenas superada pela registada em abril de 2020 no início da pandemia”, aponta o INE.

A recuperação é explicada pelo “contributo positivo das expectativas relativas à evolução futura da situação económica do país”, bem como das “perspetivas sobre a evolução futura da situação financeira do agregado familiar e da realização de compras importantes”, acrescenta.

O saldo das perspetivas dos consumidores relativas à evolução futura dos preços diminuiu em abril, após ter registado em março o maior aumento da série, o qual superou por larga margem o valor máximo anterior”, refere o INE.

Já o indicador de clima económico “aumentou ligeiramente” este mês, depois de ter registado uma “diminuição moderada” no mês passado. “Os indicadores de confiança aumentaram em abril na indústria transformadora, no comércio e nos serviços, tendo diminuído na construção e obras públicas pelo terceiro mês consecutivo”, remata o instituto.

(Notícia atualizada pela última vez às 9h49)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Confiança dos consumidores melhora após queda abrupta de março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião