Desemprego cresce em Portugal, mas mantém-se abaixo da média na Europa

Desemprego cresce em Portugal para 5,7%, em março, mas mantém-se abaixo da média de 6,8% da Zona Euro, e de 6,2% na UE. Portugal dá cartas na paridade, mas fica atrás da Europa no desemprego jovem.

A taxa de desemprego ajustada sazonalmente em Portugal aumentou em março para os 5,7%, face aos 5,6% registados em fevereiro de 2022, mas manteve-se abaixo tanto da média da Zona Euro, como da União Europeia. Em termos homólogos, este indicador baixou dos 6,6% verificados em março de 2021, avançou esta terça-feira o Eurostat.

Em comparação, o desemprego de março na Zona Euro foi de 6,8%, abaixo tanto dos 6,9% registados em fevereiro de 2022, como dos 8,2% em termos homólogos. Já na União Europeia (UE) o desemprego correspondeu a 6,2% em março, também uma redução face aos 6,3% registados em fevereiro, e uma redução contra os 7,5% verificados em março de 2021.

Fonte: Eurostat

No que diz respeito ao desemprego jovem (com menos de 25 anos) em Portugal, este indicador mantém-se acima da média europeia com um aumento, no mês março, para os 21,6%, o que representa um aumento face aos 20,2% registados em fevereiro de 2022, mas um decréscimo comparativamente com os 22,7% referentes a março de 2021.

Em março de 2022, o desemprego jovem era de 13,9% tanto na Zona Euro como na União Europeia, uma redução em termos homólogos e em cadeia.

Quando discriminado por sexo, a taxa de desemprego portuguesa situou-se nos 5% para os homens, e nos 6,4% para as mulheres, uma descida em ambos os casos face aos dados referentes a fevereiro, com 5,1% e 6,2% respetivamente. Esta descida é mais acentuada em termos homólogos, com o desemprego masculino nos 6,4% em março de 2021, e nos 6,9% para as mulheres.

Face à média da UE e da Zona Euro, a distribuição portuguesa apresenta um valor mais positivo. O desemprego para as mulheres foi de 6,6% em março de 2022 na UE, um valor estável face ao mês anterior, e de 5,9% em março para os homens, abaixo dos 6% registados em fevereiro. Por sua vez, na Zona Euro, a taxa de desemprego para as mulheres baixou 0,1 pontos percentuais, passando dos 7,3% em fevereiro de 2022, para os 7,2% em março. Já no desemprego masculino, o indicador permaneceu estável nos 6,5%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desemprego cresce em Portugal, mas mantém-se abaixo da média na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião