Telefonica compra empresa tecnológica alemã BE-Terna

  • Joana Abrantes Gomes
  • 5 Maio 2022

Negócio deverá rondar os 375 milhões de euros. Telefonica iniciou também o processo de venda de 49% da sua rede de fibra em zonas rurais.

A Telefonica Tech, filial de tecnologia da informação e transformação digital da operadora espanhola Telefonica, está em negociações avançadas para adquirir a BE-Terna, uma multinacional alemã de serviços tecnológicos, avança o Expansión (acesso condicionado, conteúdo em espanhol).

A compra da BE-Terna, especializada na transformação digital na nuvem e que conta com serviços como o Microsoft Dynamics, deverá ronda os 375 milhões de euros.

Por outro lado, a operadora espanhola procura ganhar mil milhões de euros com a venda de 49% da sua rede de fibra rural, avança o Cinco Días (acesso livre, conteúdo em espanhol). A Telefonica, que está a ser assessorada pelo BBVA e pela AZ Capital na operação, já distribuiu o plano de venda a vários potenciais investidores, de acordo com fontes financeiras.

A empresa liderada por José María Álvarez-Pallete decidiu tentar aproveitar ao máximo a sua grande penetração no mercado espanhol, após meses de discussão sobre o que fazer com a sua enorme rede de fibra em Espanha.

A ideia é tirar partido de uma área com potencial de crescimento, com uma escassa capilaridade de fibras de momento, e implantar uma rede distribuída em localidades com menos de 20.000 habitantes, segundo o número dois da Telefonica, Ángel Vilá.

O primeiro passo será a criação de uma empresa, o que está já em curso, para a qual serão transferidos estes ativos. A “fibreco” – como tais empresas proprietárias de redes de fibra são conhecidas no setor – espera alcançar uma cobertura de mais de cinco milhões de casas com esta rede tecnológica de nova geração, especialmente nas zonas rurais.

O segundo passo é sondar a apetência do mercado para se associar ao grupo. Para isso, a Telefonica contratou o BBVA e o AZ Capital como bancos coordenadores da operação. O objetivo é agora encontrar um investidor para financiar, pelo menos em parte, este plano de crescimento, contando receber as primeiras ofertas até ao verão e decidir o vencedor antes do final do ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Telefonica compra empresa tecnológica alemã BE-Terna

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião