Regulador lança plataforma “CMVM inov” para aproximar startups da bolsa

CMVM quer ajudar os novos negócios a entenderem como funcionam as regras do mercado e lançou plataforma para aproximar empreendedores ao regulador financeiro.

Com o objetivo de aproximar startups financeiras da bolsa, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) lançou esta terça-feira a plataforma “CMVM inov – Polo de Inovação do Mercado de Capitais”, que pretende funcionar como o “ponto de relacionamento” entre a comunidade de empreendedores no mercado de capitais e o regulador.

“O polo de inovação foi criado pela relevância e potencial impacto económico e social dos projetos inovadores na área dos mercados de capitais. Nesse sentido, pretende-se ajudar os empreendedores a progredir de forma segura perante os diversos quadros regulatórios”, adianta a CMVM, que assinala hoje o seu 31.º aniversário.

Os interessados poderão submeter os seus projetos ao regulador através de um formulário que se encontra disponível no site, onde se pede informação sobre o nome da empresa, se tem ou pretende obter algum tipo de autorização, sobre o negócio em causa e fontes de financiamento.

Incumbentes, startups ou outras entidades podem contactar a CMVM sempre que queiram apresentar um projeto de inovação tecnológica ou tenham dúvidas de cariz regulatório, explica o regulador liderado por Gabriel Bernardino.

O CMVM inov pretende ainda ser “um espaço dedicado à partilha de conhecimento através do desenvolvimento de iniciativas e publicações sobre inovação financeira”, encontrando-se dividido em três áreas de atuação: Tecnologias de Registo Distribuído (DLT), Inteligência Artificial e Big Data e Inovação em fatores de sustentabilidade (ESG).

Adicionalmente, a plataforma junta as iniciativas e eventos relacionados com inovação financeira e disponibiliza casos práticos, informação sobre legislação e perguntas e respostas.

A criação deste polo de inovação é uma das prioridades do plano estratégico para 2022-2024 da CMVM, apresentado em fevereiro por Gabriel Bernardino, que está de saída da liderança por problemas de saúde.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Regulador lança plataforma “CMVM inov” para aproximar startups da bolsa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião