Wall Street em queda com receio de inflação prolongada

  • Joana Abrantes Gomes
  • 12 Maio 2022

Receios com inflação elevada por mais tempo do que o previsto continuam a marcar a negociação nos principais índices bolsistas dos Estados Unidos. Setor tecnológico acabou por ter as menores perdas.

Wall Street encerrou a sessão desta quinta-feira em queda, com os investidores preocupados com a possibilidade de a inflação permanecer elevada por mais tempo do que o esperado, o que pode levar a Reserva Federal dos EUA a subir as taxas de juro de forma cada vez mais agressiva.

O industrial Dow Jones recuou 0,28%, para 31.745,36 pontos, e o S&P 500 perdeu 0,09%, para 3.931,48 pontos, ficando novamente abaixo do patamar dos 4.000 pontos. O tecnológico Nasdaq, que na abertura da sessão liderava as perdas, acabou o dia a avançar 0,12%, para 11.371,23 pontos. As cotadas que prosperaram na altura de taxas de juro baixas no período da pandemia tiveram as perdas mais pesadas.

As sessões dos últimos dias têm assistido a uma negociação inconstante, invertendo frequentemente as perdas iniciais ou as vendas no encerramento. “Estas oscilações selvagens de mais de 2% para cima ou para baixo são extremamente raras, e mostram uma psique de investidor muito frágil para que essa quantidade de volatilidade aconteça num período de tempo tão curto”, disse Ryan Detrick, da LPL Financial em Charlotte, Carolina do Norte, citado pela Reuters.

A negociação desta quinta-feira foi também afetada pelos resultados do relatório do Índice de Preços no Produtor, que sugerem que o crescimento dos preços atingiu o seu auge em março. Contudo, os dados da inflação, divulgados na quarta-feira, apontam para um período mais prolongado de preços elevados, apesar de o Índice de Preços no Consumidor (IPC) em abril ter desacelerado para 8,3%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street em queda com receio de inflação prolongada

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião