Italiana Eni espera abrir conta em rublos na próxima semana

  • Lusa
  • 14 Maio 2022

A petrolífera ainda não abriu conta em rublos e está atenta à situação, esperando para ver se as autoridades europeias deixam claro em regulamentos que permitam pagar na moeda nacional russa.

A petrolífera italiana Eni espera abrir na próxima semana uma conta em rublos para cumprir o pagamento do gás russo, que expira na segunda quinzena de maio, se não houver um impedimento europeu devido às sanções à Rússia.

Fontes da Eni consultadas pela agência de notícias EFE recusaram-se a comentar, mas outras familiarizadas com o assunto disseram que a empresa vai cumprir os seus compromissos de pagamento antes do final de maio, porque, caso contrário, violaria os contratos assassinados.

As fontes explicaram que a petrolífera ainda não abriu conta em rublos e está atenta à situação, esperando para ver se as autoridades europeias deixam claro em regulamentos que permitam pagar na moeda nacional russa, conforme exigido pelo Presidente da Rússia, Vladimir Putin, a alguns compradores.

O primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, afirmou na quarta-feira nos EUA – onde viajou para falar com o Presidente norte-americano, Joe Biden, sobre a situação na Ucrânia – que “a maioria dos importadores europeus” de gás russo “já abriu as suas contas em rublos”.

Draghi garantiu que a Eni vai pagar a tempo, embora não tenha especificado se o fará em euros ou rublos, e reiterou que a União Europeia não indicou oficialmente o que fazer nesta situação.

Putin tenta pressionar alguns compradores estrangeiros a pagar o gás em rublos como medida de retaliação, após países ocidentais terem sancionado Moscovo devido à invasão da Ucrânia, e a empresa de gás Gazprom já decidiu cortar o fornecimento para a Polónia e a Bulgária por se recusarem a pagar em moeda nacional.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, lembrou que as empresas europeias de energia que têm contratos em euros ou em dólares “não devem concordar com as exigências russas”, porque estariam a violar as sanções europeias contra Moscovo e incorreriam num “alto risco”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Italiana Eni espera abrir conta em rublos na próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião