Líder israelita congratula-se com a expansão de colonatos na Cisjordânia ocupada

  • Lusa
  • 17 Maio 2022

"Face à violência inimiga, a resposta sionista tem sido sempre o estabelecimento de colonatos, a segurança e a imigração", disse Bennett, em referência à aprovação de mais de 4.000 casas.

O primeiro-ministro israelita, Naftali Bennett, saudou esta terça-feira a recente decisão de expandir os colonatos israelitas na Cisjordânia ocupada que os palestinianos e a comunidade internacional consideram ilegais. Durante uma visita ao colonato de Elkana, Bennett apresentou a expansão dos colonatos como resposta à recente violência palestiniana.

Por seu lado, os palestinianos veem a construção de colonatos como o principal obstáculo à paz, porque mina ainda mais as suas esperanças de um Estado independente nas terras que Israel apreendeu através da guerra. “Face à violência inimiga, a resposta sionista tem sido sempre o estabelecimento de colonatos, a segurança e a imigração. Na semana passada, aprovámos aqui em Elkana, no meu entendimento, o maior volume de construção de uma só vez, desde o estabelecimento da cidade”, afirmou Bennett.

O chefe do executivo israelita devia estar a referir-se à aprovação de mais de 4.000 habitações para colonos por parte de um organismo de planeamento militar. Essa decisão surgiu uma semana depois de o Supremo Tribunal de Israel ter confirmado uma ordem de expulsão de pelo menos 1.000 palestinianos de uma região da Cisjordânia declarada como zona de tiro militar.

Israel capturou a Cisjordânia na guerra do Médio Oriente de 1967 e os palestinianos querem que a região faça parte do seu futuro Estado, embora o Estado hebreu já tenha construído 130 colonatos que albergam quase 500.000 pessoas. Cerca de três milhões de palestinianos vivem na Cisjordânia sob o domínio militar israelita.

A maior parte da comunidade internacional, incluindo a administração do Presidente norte-americano, Joe Biden, vê os colonatos como um obstáculo à paz, porque diminuem e dividem o território onde poderia ser estabelecido um Estado palestiniano independente.

No entanto, as potências mundiais não deram a Israel qualquer incentivo para parar de os construir, apesar de apelarem a uma solução de dois Estados. Bennett, um apoiante de longa data dos colonatos e que em tempos liderou o principal conselho de colonos, opõe-se à criação de um Estado palestiniano.

A coligação que lidera inclui partidos de todo o espetro político de Israel, incluindo alguns que se opõe aos colonatos. No interesse de manter a coligação unida, exclui quaisquer iniciativas importantes de paz ou a anexação direta, ao mesmo tempo que continua a expandir os colonatos e a tomar medidas para ajudar economicamente os palestinianos.

Há mais de uma década que não há conversações de paz sérias ou substantivas. Muitos palestinianos encaram os ataques a Israel como uma resposta inevitável a quase 55 anos de ocupação militar sem fim à vista.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Líder israelita congratula-se com a expansão de colonatos na Cisjordânia ocupada

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião