Medo da recessão tira mais de 1% aos preços do petróleo

Cotações do barril interromperam ciclo de três sessões de subidas, sucumbindo à pressão dos confinamentos na China e dos receios de uma recessão global.

Ao fim de três sessões consecutivas de subidas, os preços do petróleo corrigem mais de 1% esta terça-feira. O Brent, referência para as importações nacionais, desce 1,20%, para 112,06 dólares cada barril, enquanto o WTI cai 1,21%, negociando a 108,96 dólares.

Os investidores pesam na balança o impacto da subida dos juros pelos bancos centrais para combater a inflação, temendo que desencadeiem uma recessão global. Em simultâneo, os confinamentos na China podem reduzir a procura por parte do maior importador de petróleo do mundo.

Evolução da cotação do Brent:

No outro prato da balança estão os constrangimentos na oferta e a expectativa de recuperação da procura por combustíveis nos EUA durante este verão. Fatores insuficientes, porém, para evitar a queda das cotações da matéria-prima.

“Os investidores estão a vender porque esperam que os preços elevados do petróleo travem o consumo de combustíveis ao nível global”, considerou Toshitaka Tazawa, analista da Fujitomi Securities, uma gestora de fundos de commodities, citado pela Reuters.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Medo da recessão tira mais de 1% aos preços do petróleo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião