Direto Von der Leyen com “baixas expectativas” para acordo na cimeira sobre embargo ao petróleo russo

Os líderes europeus ainda não terão chegado a acordo sobre o sexto pacote de sanções da União Europeia à Rússia, que inclui um embargo às importações de petróleo russo.

Os líderes europeus ainda não terão chegado a acordo sobre o sexto pacote de sanções da União Europeia à Rússia, que inclui um embargo às importações de petróleo russo, avança a Reuters.

Esta segunda-feira, à entrada da cimeira europeia, a presidente da Comissão Europeia afirmou que tem “baixas expectativas” de que o impasse nas negociações sejam resolvido nas próximas 48 horas, mas assegura estar “confiante” de que “a partir daí” exista “uma possibilidade”.

As atenções estarão centradas na Hungria, que tem resistido à imposição de um embargo ao petróleo russo. Ainda assim, Viktor Orbán, primeiro-ministro húngaro, disse, à entrada do Conselho Europeu, que a opção — banir o petróleo russo com exceções — “não é má de todo”.

Os líderes da União Europeia iniciam esta segunda-feira em Bruxelas uma cimeira extraordinária de dois dias, para discutir o sexto pacote de sanções à Rússia, após a invasão da Ucrânia, mas também questões de energia, segurança alimentar e defesa.

Este Conselho Europeu voltará a contar com a participação, por videoconferência, do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que na semana passada deplorou a “falta de unidade” entre os 27, numa altura em que os Estados-membros ainda não chegaram a um acordo em torno do sexto pacote de sanções à Rússia, quase um mês depois de apresentado pela Comissão Europeia, face ao bloqueio da Hungria relativamente ao embargo, mesmo que gradual e progressivo, às importações de petróleo russo.

Na carta-convite dirigida aos líderes dos 27, entre os quais o primeiro-ministro António Costa, Charles Michel começa precisamente por sublinhar a necessidade de a UE continuar unida na resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia.

As tropas russas prosseguem a sua ofensiva para tentar assumir o controlo total do Donbass. A “libertação” do Donbass é uma “prioridade incondicional” de Moscovo, relembrou o ministro russo dos Negócios Estrangeiros, dizendo que outros territórios ucranianos devem decidir por si o seu futuro.

O Presidente Zelensky, que visitou Kharkiv este domingo, revela que o bombardeamento russo a Sievierodonetsk destruiu totalmente toda a infraestrutura vital da cidade.

Esta segunda-feira o dia arranca com o brent e o ouro em alta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Von der Leyen com “baixas expectativas” para acordo na cimeira sobre embargo ao petróleo russo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião