MoOngy cria departamento para acelerar diversidade e inclusão

Exposições fotográficas, compromisso com a Carta Portuguesa para a Diversidade, integração de pessoas com deficiência e formações no âmbito da diversidade e inclusão são alguns dos projetos planeados.

A MoOngy criou um departamento de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) para acelerar a promoção da sustentabilidade já em curso no grupo, focando-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O grupo já iniciou trabalhos e está a preparar um plano com iniciativas até 2030. Os primeiros projetos estão associados à diversidade, igualdade e inclusão e vão durar até ao final de junho. Exposições fotográficas, compromisso com a Carta Portuguesa para a Diversidade, integração de pessoas com deficiência e formações no âmbito da diversidade e inclusão são alguns dos projetos planeados.

“A Responsabilidade Social Corporativa é um dos nossos pilares estratégicos desde a nossa génese. Está na base do nosso compromisso para com a sociedade, no sentido em que contribuímos para um desenvolvimento sustentável que englobe todos os aspetos, sejam eles sociais, económicos e/ou ambientais”, começa por dizer Rita Costa, chief marketing officer da MoOngy Portugal.

“Os passos que iremos tomar neste sentido além de já terem um impacto direto na sustentabilidade, vão influenciar toda a equipa a adotar novas atitudes e posições que se aproximem do mesmo compromisso”, acrescenta, citada em comunicado.

Na primeira iniciativa do departamento, os escritórios do grupo receberam uma exposição composta por uma fotografia de cerca de uma centena de elementos do grupo a explicar o que consideravam ser a diversidade. “Maio é o mês Europeu da Diversidade e, como tal, quisemos dar a oportunidade aos nossos colaboradores de expressarem o que consideram que esse conceito representa”, explica Rita Costa. “A junção desta pluralidade de perspetivas numa área comum promove precisamente a heterogeneidade e sensibiliza quem passa por esse espaço.”

Exposição fotográfica no escritório da MoOngy.

O “Empower Voices”, dedicado à igualdade de género e redução de desigualdades, é o projeto atualmente em vigor. O aumento da percentagem de mulheres nos quadros da empresa é uma das metas integradas nesta primeira fase: 22,1% dos colaboradores da MoOngy são mulheres, um valor ligeiramente acima da realidade portuguesa (20,7%) e da média europeia. A igualdade de oportunidades para cargos de liderança e a capacitação e promoção da inclusão social e económica também integram os objetivos.

Para o conseguir, a MoOngy já iniciou algumas iniciativas. As empresas do grupo já são signatárias, ou formalizaram pedido de adesão, à Carta Portuguesa para a Diversidade e iniciaram parcerias para a integração de pessoas com deficiência. Foram também disponibilizadas formações gratuitas no âmbito da diversidade e inclusão e redigidos artigos de opinião sobre o tema, que apelem à sensibilização da população. Ao longo do mês, foram ainda realizadas campanhas de promoção de oportunidades de carreira na área das TIC para os talentos femininos.

Além do “Empower Voices”, estão já planeados mais quatro projetos até ao próximo ano divididos nos segmentos “inovação”, “saúde, bem-estar e educação”, “planeta e ambiente” e, por fim, “transparência no trabalho, ética e valores”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

MoOngy cria departamento para acelerar diversidade e inclusão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião