Nas notícias lá fora: China, inflação e têxtil

  • ECO
  • 31 Maio 2022

China revela políticas detalhadas de estímulo para apoiar economia atingida por vírus. Oligarca russo Andrey Melnichenko atraca iate nos Emirados Árabes Unidos.

Dos iates de oligarcas russos, passando pelos estímulos anunciados pela China para ajudar a economia, conheça as notícias que estão a marcar o dia lá fora.

Reuters

China revela políticas detalhadas de estímulo para apoiar economia atingida por vírus

A China anunciou esta terça-feira um pacote de 33 medidas fiscais, financeiras, de investimento e industriais para ajudar a economia a recuperar dos efeitos provocados pela pandemia. Este pacote de estímulos inclui medidas para promover o desenvolvimento saudável de empresas, expansão do investimento privado, aposta na construção de infraestruturas, incentivos à compra de carros e eletrodomésticos. Pequim vai também aumentar a eficiência do financiamento através do mercado de capitais. O Governo chinês vai controlar localmente a implementação destas medidas.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso pago, conteúdo em inglês)

Bloomberg

Inflação francesa bate outro recorde

A inflação francesa acelerou para outro recorde histórico, pressionando o Banco Central Europeu (BCE) a elevar as taxas de juros de forma mais agressiva. Os preços ao consumidor na segunda maior economia da Zona Euro saltaram 5,8% em maio face ao ano anterior, à medida que os custos crescentes de energia e alimentos continuaram a infiltrar-se noutros bens e serviços. Enquanto isso, os temores de estagflação são alimentados por um relatório de Paris, que mostra que a economia francesa contraiu 0,2% no primeiro trimestre.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso pago, conteúdo em inglês)

Cinco Días

Bruxelas aperta o cerco à indústria têxtil

Os grandes grupos do setor da moda receberam duas advertências por parte da Comissão Europeia nas últimas semanas. Numa altura em as autoridades da concorrência abriram uma investigação sobre uma possível fixação de preços, o Executivo comunitário anunciou medidas para coibir o impacto ambiental do fast fashion. Para isso, exigirá uma quantidade mínima de fibras recicladas e proibirá a destruição de roupas, ao mesmo tempo que aumentará a transparência do setor.

Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso livre, conteúdo em espanhol)

Financial Times

Oligarca russo Andrey Melnichenko atraca iate nos Emirados Árabes Unidos

Em março, as autoridades italianas apreenderam o iate 600 milhões de dólares do magnata russo do carvão e fertilizantes, mas Andrey Melnichenko tem outro iate atracado nos Emirados Árabes Unidos. O Motor Yacht A, projetado por Philippe Starck, e avaliado em 300 milhões de dólares, está ancorado há semanas no porto de Ras al-Khaimah, colocando, assim, o veículo fora do alcance dos governos ocidentais. As autoridades europeias já demonstraram preocupações junto dos Emirados, de que estes se possam tornar um paraíso financeiro para os russos alvo de sanções.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago, conteúdo em inglês)

The Guardian

Reino Unido lança esquema de visto para graduados das 50 melhores universidades internacionais

Os graduados das 50 melhores universidades do mundo fora do Reino Unido podem inscrever-se para ir para Inglaterra através de um novo esquema de vistos. Os ministros esperam que a rota apelidada de “indivíduo de alto potencial” atraia os “melhores e mais brilhantes” no início das carreiras para trabalhar no Reino Unido. Os candidatos com licenciatura ou mestrado receberão um visto de trabalho de dois anos, enquanto os titulares de doutoramento podem solicitar um visto de três anos.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: China, inflação e têxtil

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião