Fisco já reembolsou 2.266 milhões de euros no IRS

A pouco mais de três semanas do final do prazo, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) liquidou 4,1 milhões de declarações, das quais 2,2 milhões correspondem a reembolsos.

O Ministério das Finanças informou esta quarta-feira que, no âmbito da campanha de IRS de 2022 relativa aos rendimentos auferidos no ano passado, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) já reembolsou perto de 2.266 milhões de euros.

No total, ao dia 8 de junho, os contribuintes já entregaram 4,6 milhões de declarações de IRS – 36% submetidas através do preenchimento automático dos dados e as restantes de forma manual. Foram já liquidadas 4,1 milhões, correspondendo 2,2 milhões de declarações a reembolsos.

Os contribuintes podem entregar a declaração de rendimentos até 30 de junho. Em comunicado, o Ministério tutelado por Fernando Medina contabiliza ainda que foram também emitidas mais de 703 mil notas de cobrança, num total de 923 milhões de euros. As restantes são nulas, isto é, não dão lugar a reembolso ou a cobrança.

Para se juntar aos que já cumpriram esta “tarefa”, pode aceder ao Portal das Finanças e validar a sua declaração (caso esteja pré-preenchida) ou introduzir manualmente os dados. A apresentação da declaração Modelo 3 à Autoridade Tributária é obrigatória para todos os contribuintes que tenham obtido rendimentos, independentemente da natureza que tenham.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fisco já reembolsou 2.266 milhões de euros no IRS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião