Costa falha comemorações do 10 de junho por motivos de saúde

O gabinete do primeiro-ministro adiantou que António Costa não poderia participar nas comemorações do 10 de junho por "motivos de saúde". Presidente diz que doença "não é grave".

António Costa não vai participar nas cerimónias oficiais do dia de Portugal em Braga, nem em Londres, por “motivos de saúde”, segundo adianta o gabinete do primeiro-ministro. Presidente da República adiantou que “não é uma doença grave”, mas o primeiro-ministro foi recomendado a descansar. Ainda não é certo quem irá substituir o governante nas celebrações.

“O Primeiro-Ministro não poderá estar presente nas Comemorações Oficiais do 10 de junho por motivos de saúde”, diz apenas a nota do gabinete de António Costa. Na agenda estavam celebrações em Braga, seguindo-se comemorações em Londres, no Reino Unido, junto das comunidades portuguesas.

O Presidente da República, por sua vez, já está presente nas comemorações em Braga, e falou sobre a situação de António Costa, apontando que “o primeiro-ministro voltou de Paris e sentiu-se adoentado”. “O médico disse que precisaria de dois a três dias para recuperar, não é uma doença grave mas está doente e portanto era uma insensatez ter um grande esforço”, explica Marcelo Rebelo de Sousa.

“Amanhã o dia era muito intenso com cerimónia de manha e depois partir para Londres”, salientou o Presidente, apontando que o programa era “muito pesado”. “O médico entendeu que o primeiro-ministro ficasse a repousar e recuperar”, reforçou, apontando que não era aconselhável viajar.

Já sobre quem irá tomar o lugar de Costa nas comemorações, Marcelo aponta que “o primeiro-ministro é substituído por membro de Governo que indica”, acrescentando que ainda não sabe quem é mas em várias circunstâncias a escolha tem recaído sobre a ministra da Presidência, “que é a número 2 do Governo”.

Já os restantes membros do Governo vão assinalar o 10 de Junho ao participar em atividades promovidas pela rede diplomática e consular portuguesa por todo o mundo. O ministro das Finanças, Fernando Medina, participará na cerimónia de comemoração do Dia de Portugal na Embaixada de Portugal em Paris.

(Notícia atualizada às 16h40)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa falha comemorações do 10 de junho por motivos de saúde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião