Europa pode ser obrigada a racionar gás no inverno, alerta AIE

  • Capital Verde
  • 9 Junho 2022

A falta de eficiência energética e a provável recuperação económica da China, podem obrigar o bloco a racionar energia no inverno, numa altura em que o fornecimento de gás da Rússia é posto em causa.

O bloco europeu corre o risco de ser obrigado a racionar o armazenamento de gás no próximo inverno, principalmente se os períodos mais frios coincidirem com a reabertura da economia chinesa, que, por causa da covid-19, foi obrigada a uma nova paralisação.

O alerta, dado pelo diretor executivo da Agência Internacional de Energia (AIE) em entrevista ao Financial Times, esta quinta-feira, surge numa altura em que se debate a necessidade de acelerar a independência energética da Rússia no bloco europeu. Segundo o responsável, o racionamento pode vir a ser uma medida adotada entre os clientes de gás industrial, se medidas para melhorar a eficiência energética no bloco não forem adotadas rapidamente.

“Se tivermos um inverno longo e exigente e se não tomarmos [medidas para responder à procura], eu não excluo a possibilidade de racionamento de gás natural na Europa, a começar pelas grandes instalações da indústria”, admitiu Faith Birol à publicação britânia.

Na mesma entrevista, o responsável apelou que os governos reforcem as ambições em torno da eficiência energética mas reforçou que uma potencial escassez de gás natural no bloco seria menos grave “se a economia chinesa não funcionar ao ritmo normal”.

Nos últimos meses, as restrições impostas em Pequim no âmbito da covid-19, voltaram a desacelerar o crescimento e reduziram, consequentemente, a procura de energia – necessidade que é, em parte, respondida pela Rússia. Em fevereiro, Moscovo e Pequim celebraram um contrato de 30 anos para fornecer gás à China através um novo gasoduto. O acordo, para fornecer 10 milhões de metros cúbicos de gás através da estatal chinesa CNPC, veio reforçar uma aliança energética com Pequim e Moscovo, numa altura em que o Kremlin já cortou o fornecimento de gás a, pelo menos, nove países europeus por causa da guerra na Ucrânia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Europa pode ser obrigada a racionar gás no inverno, alerta AIE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião