José Júlio Alferes é o novo diretor da FCT NOVA

Docente faz investigação na área de Inteligência Artificial (IA), tendo publicado mais de 100 artigos científicos. Foi distinguido, em 2012, com o Fellow da Sociedade Europeia em IA.

José Júlio Alferes é o novo diretor da FCT NOVA até 2026, anunciou a instituição de ensino superior. “Servir a FCT NOVA, agora como seu diretor, é um enorme desafio, que abraço com sentido de responsabilidade, com empenho e entusiasmo e para o qual darei o meu melhor nos próximos anos”, afirma José Alferes, citado em comunicado.

Licenciado em Engenharia Informática pela NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, com Doutoramento em Informática – Inteligência Artificial, pela mesma faculdade, José Júlio Alferes coordenou em 1995 a equipa que lançou a Licenciatura em Engenharia Informática na Universidade de Évora, estando na origem da criação do Departamento de Informática, na mesma universidade, informa nota de imprensa.

Regressa à FCT NOVA em 2002, tendo nos últimos quatro anos integrado a equipa reitoral da NOVA, primeiro como Pró-Reitor e, mais recentemente, como Vice-Reitor para a Transformação Digital.

O docente desenvolve trabalho de investigação na área de Inteligência Artificial, tendo publicado mais de 100 artigos científicos em revistas e conferências. Foi distinguido, em 2012, com o Fellow da Sociedade Europeia em Inteligência Artificial.

Assume agora a liderança da FCT Nova, faculdade de tecnologia fundada em 1977, na zona da Caparica. Com cerca de 15 hectares construídos — vai expandir-se para os 17 hectares restantes, expansão que inclui a infraestrutura de ciência e tecnologia Madan Parque — é o maior campus universitário do país, com cerca de 8.000 estudantes, 500 docentes, 1.090 investigadores, 1.180 projetos e 200 funcionários, segundo informa a instituição de ensino.

A faculdade acolhe ainda 15 centros de investigação reconhecidos pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e integra a rede de universidades tecnológicas CESAER e consórcios com universidades europeias e dos EUA, desde a CMU à MIT.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

José Júlio Alferes é o novo diretor da FCT NOVA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião