📹Portugal é o segundo maior exportador de carne de tubarão a nível mundial

ANP/WWF alerta que das 117 espécies que se conhecem nas águas portuguesas, quase metade está ameaçada. Espanha é o principal parceiro comercial de Portugal.

Portugal é segundo país a nível mundial que mais exporta carne de tubarão, sendo ainda o sexto maior importador de carne de raia em termos de volume.

Os dados e o mapa interativo, divulgados pela Associação Natureza Portugal (ANP), que trabalha em parceria com a internacional World Wide Fund for Nature (WWF), servem de alerta numa altura em que se assiste a uma sobrepesca e teme-se pelo fim destas espécies.

Segundo as organizações, são pecados, por minuto, 192 tubarões e raias são pescados em mundo, “numa rede de comércio complexa que ameaça a sobrevivência destas espécies e a boa saúde dos oceanos”. No mapa interativo, a ANP/WWF ilustra as rotas e volumes transacionados da carne e barbatanas de tubarão e de raia a nível mundial e destaca o impacto causado por Portugal na exportação e reexportação de carne de tubarão e raia, e a necessidade de melhorar a informação sobre este comércio.

Segundo o documento, Espanha é o principal parceiro comercial de Portugal no que toca a tubarões e raias, com 95% das importações de carne de raia a virem do país vizinho e 75% das exportações de Portugal de carne de tubarão a irem para lá.

“O comércio mundial à base de tubarões e raias está a esgotar estas espécies, e movimenta mais de quatro mil milhões de dólares anualmente, envolvendo mais de 190 países ou territórios. O valor resultante do comércio de carne de tubarão e raia é atualmente quase o dobro do valor do comércio das suas barbatanas, apesar destas terem muito mais atenção mediática”, diz Ângela Morgado, diretora executiva da ANP|WWF, citada em comunicado. A responsável considera ainda que “este comércio é pouco regulado, não transparente e perpetua a exploração destas espécies de uma forma pouco saudável para elas e para nós, já que o equilíbrio do ecossistema depende em larga escala delas”.

Das 1.200 espécies de tubarões e raias conhecidas “mais de 36% estão ameaçadas”, sendo este o segundo grupo, depois dos anfíbios, com mais espécies ameaçadas de extinção do planeta, alerta a organização ambientalista. Por sua vez, refere que das 117 espécies que se conhecem nas águas portuguesas, quase metade já se encontra ameaçada.

“Os tubarões e raias são muito mais importantes no oceano do que no nosso prato. Para reverter esta situação, precisamos urgentemente de desenvolver e implementar um Plano Nacional de Ação que os proteja, tal como foi prometido pelo anterior Governo”, diz Ana Henriques, especialista em Oceanos e Pescas da mesma ONG.

Na mesma nota, a especialista defende que se Portugal implementasse medidas de proteção dos tubarões e raias, poderia ter um papel de “liderança europeia da proteção destas espécies, dando o exemplo a outros países europeus importantes no comércio”, como Espanha e Itália.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

📹Portugal é o segundo maior exportador de carne de tubarão a nível mundial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião