Fisco já reembolsou 2.420 milhões de euros no IRS

Entre as 4,5 milhões declarações de IRS já liquidadas, 2,4 milhões correspondem a reembolsos, segundo o balanço das Finanças.

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) já liquidou 4,5 milhões de declarações de IRS, sendo que destas, quase 2,4 milhões levaram a reembolsos aos contribuintes. Até esta quarta-feira, o Fisco já devolveu 2.420 milhões de euros em IRS, segundo o balanço mais recente feito pelo Ministério das Finanças.

“Até agora, foram entregues cerca de 5,1 milhões de declarações de IRS pelos contribuintes, sendo que 34% foram submetidas através do IRS Automático (preenchimento automático dos dados da declaração por parte da AT, através das informações comunicadas de forma automática às Finanças) e 66% foram submetidas de forma manual”, lê-se no comunicado das Finanças.

Entre as declarações já liquidadas, 2,4 milhões correspondem a reembolsos, que já totalizam os 2.420 milhões de euros. Desta forma, o Fisco tem feito um reembolso médio de mil euros.

Por outro lado, foram também “emitidas cerca de 802 mil notas de cobrança, num total de 1.162 milhões de euros, sendo as restantes nulas (não havendo lugar a reembolso ou nota de cobrança)”, adianta o Ministério liderado por Fernando Medina.

No total, é expectável que sejam entregues mais de seis milhões de declarações de IRS, tendo em conta o número fixado em 2021. Os contribuintes têm até ao final de junho para o fazer, mas muitos procuram acelerar este processo, obtendo mais rapidamente o reembolso, caso exista lugar a tal.

A entrega da declaração de IRS em 2022, referente aos rendimentos auferidos em 2021, é feita exclusivamente através do Portal das Finanças. Os contribuintes podem também recorrer à linha de apoio da AT (217 206 707) ou às vagas de atendimento por marcação para apoio no preenchimento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fisco já reembolsou 2.420 milhões de euros no IRS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião