5 coisas que vão marcar o dia

No último dia da cimeira que discute a aprovação do estatuto de candidato à União Europeia da Ucrânia, o Banco de Portugal apresenta o relatório de estabilidade financeira e há greve na Ryanair.

A semana termina com o último dia da cimeira europeia de chefes de Estado e do Governo para discutir o pedido de adesão da Ucrânia à União Europeia, a divulgação do relatório financeira do Banco de Portugal e uma greve de tripulantes na Ryanair. Nesta sexta-feira é feriado (de São João) em mais de três dezenas de municípios.

Termina Conselho Europeu

É o segundo e último dia da reunião de chefes de Estado e de Governo dos Estados-membros da União Europeia (UE). Os líderes discutem a Europa em geral, a Ucrânia, os pedidos de adesão à UE da Ucrânia, da Moldova e da Geórgia, questões económicas, a Conferência sobre o Futuro da Europa e as relações externas.

Feriado de São João

24 de junho é dia de São João e feriado municipal em mais de três dezenas de municípios portugueses. Além do Porto, observa-se o feriado municipal nos concelhos de Alcácer do Sal, Alcochete, Almada, Almodôvar, Angra do Heroísmo, Armamar, Arronches, Braga, Calheta, Castro de Paiva, Castro Marim, Cinfães, Figueira da Foz, Figueiró dos Vinhos, Guimarães, Horta, Lourinhã, Lousã, Mértola, Moimenta da Beira, Moura, Nelas, Porto Santo, Santa Cruz das Flores, São João da Pesqueira, Sertã, Tabuaço, Valongo, Vila do Conde, Vila do Porto, Vila Franca do Campo e Vila Nova de Gaia.

Primeiro trimestre com excedente?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica hoje o saldo orçamental do primeiro trimestre. Economistas sondados pela Lusa na quinta-feira antecipavam um ligeiro excedente orçamental, reflexo de uma melhoria da atividade económica e uma diminuição da despesa com a pandemia. Em 2021, Portugal registou um défice de 2,8% do Produto Interno Bruto (PIB) e o Governo prevê um défice de 1,9% para a totalidade deste ano.

Greve de tripulantes da Ryanair

Arranca hoje a greve de tripulantes de cabine da Ryanair. A paralisação vai decorrer até domingo, 26, e deve-se no fracasso das negociações do acordo de empresa entre a companhia aérea irlandesa e o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil. Não estão previstos serviços mínimos.

Relatório de estabilidade financeira

O Governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, apresenta, pelas 10h30, o Relatório de Estabilidade Financeira. O documento analisa os principais riscos para a estabilidade financeira em Portugal e as suas vulnerabilidades. Inclui ainda uma análise ao sistema bancário português.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião