5 coisas que vão marcar o dia

A semana arranca com a reunião dos banqueiros centrais em Sintra, num dia em que serão conhecidos dados sobre a avaliação bancária em maio.

A semana arranca com a reunião de banqueiros centrais em Sintra, com os “desafios para a política monetária num mundo em rápida mudança” na agenda, e de líderes mundiais no Estoril para a Conferência dos Oceanos. Serão também conhecidos dados estatísticos sobre a avaliação bancária e a situação laboral dos migrantes, no dia em que começa a suspensão dos voos entre Portugal e China.

Banqueiros centrais reúnem em Sintra

Arranca esta segunda-feira o Fórum Anual do Banco Central Europeu (BCE), que decorre até à próxima quarta no resort da Penha Longa, em Sintra, juntando altos responsáveis dos principais bancos centrais mundiais. O tema desta reunião, que acontece presencialmente após dois encontros anuais no formato online, é “Desafios para a política monetária num mundo em rápida mudança”.

Avaliação bancária continuou a subir em maio?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar esta segunda-feira os dados de avaliação bancária em maio, que permitem perceber como estão os bancos a avaliar as casas. Os dados mais recentes, referentes a abril, mostraram que o valor das casas calculado pelos bancos na hora de conceder crédito deu o maior salto de sempre em abril. O valor médio de avaliação bancária na habitação para o total do país aumentou 25 euros no mês passado, fixando-se em 1.356 euros por metro quadrado, naquele que também é o registo mais elevado desde janeiro de 2011.

Conferência dos Oceanos da ONU junta líderes em Portugal

A segunda conferência mundial da ONU sobre os oceanos arranca esta segunda-feira, contando com eventos no Estoril. A conferência tem como tema “salvar o oceano, proteger o futuro” e vai contar com a presença de Chefes de Estado e de Governo, altos dirigentes de organismos e instituições financeiras internacionais e privadas, fundações e empresas globais. O primeiro-ministro, António Costa, faz a intervenção de abertura da conferência, onde irá participar também o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

Eurostat divulga dados sobre situação laboral dos migrantes

O Eurostat publica esta segunda-feira estatísticas referentes à situação laboral dos migrantes, ao longo do mês de 2021. Em 2020, a taxa de desemprego da UE para pessoas com idades entre os 20 e os 64 anos foi de 13,9% para aqueles nascidos fora da UE, 8,1 % para os nascidos noutro Estado-Membro da UE e 6,1 % para a população nativa, segundo o Eurostat.

Início da suspensão da ligação aérea entre Portugal e a China

Arranca esta segunda-feira a suspensão dos voos entre Portugal e China, depois de Pequim ter detetado casos de Covid em passageiros num voo entre Lisboa e a cidade chinesa de Xi’an, operado pela companhia aérea Beijing Capital Airlines. A ligação aérea entre os dois países fica, assim, suspensa a partir desta segunda-feira e por um período de um mês. Os voos para a China estão sujeitos à política do “circuit breaker”, quando são detetados cinco ou mais casos a bordo, a ligação é suspensa por duas semanas; caso haja dez ou mais casos, a ligação é suspensa por um mês.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião