Rio critica “ziguezagues” do Governo no aeroporto e questiona viabilidade do Montijo

O ainda líder do PSD questiona a viabilidade da opção do aeroporto no Montijo, já que a lei que permite o veto de um presidente da câmara a impede.

O presidente demissionário do PSD questiona e critica a opção do Governo de avançar com um aeroporto complementar no Montijo e Alcochete a substituir Portela, já que a lei que permite o veto de um presidente de câmara impedia a opção do Montijo. “O Governo anda nuns ziguezagues de todo o tamanho”, acusa Rui Rio.

“Para que o Montijo seja [possível], é preciso alterar a lei”, que dita que “basta um presidente de câmara que se oponha”, e até há dois, reitera Rui Rio, em declarações transmitidas pelas televisões. “Eu disponibilizei-me ao longo do tempo para alterar lei, que reconheço que é exagerada, mas não estive disponível para mudar a lei para permitir dada solução“, recorda ainda o líder do PSD.

O social-democrata quis apenas falar dos detalhes referentes ao seu mandato à frente do partido, referindo que o futuro deverá ser comentado pelo seu sucessor, Luís Montenegro, que toma posse no domingo. Mesmo assim, admitiu que “o Governo anda nuns ziguezagues de todo o tamanho, como é notório”.

Rio referia-se às várias mudanças de posição sobre o tema, bem como ao facto de o primeiro-ministro ter dito que iria esperar pelo novo líder do PSD para tomar uma decisão sobre o aeroporto. No início deste mês, António Costa defendeu que é necessário avançar com as decisões para o novo aeroporto de Lisboa, colocando o ónus na oposição: “Por mim é o que a oposição decidir”, disse. Costa sinalizou que aguarda o novo líder da oposição para saber qual é o acordo, salientando que é necessário existir consenso entre os dois maiores partidos.

“Não entendo como num dia se diz uma coisa, noutro outra”, apontou Rio, acrescentando que “o primeiro-ministro aparece muitas vezes a responsabilizar governos anteriores sobre facto de ainda não se ter iniciado construção” e depois faz avanços e recuos. Além disso, questiona a viabilidade da opção do Montijo devido à lei, “a não ser que o PSD queira mudar a lei ou então que [o Governo] conte com ideia de que tem maioria absoluta, passe por cima de qualquer maneira”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rio critica “ziguezagues” do Governo no aeroporto e questiona viabilidade do Montijo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião