Aeroporto. Ambientalistas aplaudem decisão de Costa de anular despacho e aguardam “a esperada mudança de pasta no Ministério das Infraestruturas”

Organizações aplaudem a decisão mas mostram-se "céticas sobre o decurso que o primeiro-ministro pretende dar ao processo", dizendo que aguardam "a esperada mudança de pasta" de Pedro Nuno Santos.

Várias das principais organizações portuguesas de defesa do ambiente consideram acertada decisão de António Costa de reverter avanço do Montijo, na sequência de um despacho publicado esta quarta-feira no qual era dado “luz verde” para a construção do novo aeroporto.

Num comunicado conjunto divulgado esta quinta-feira e assinado pela Almargem, Associação Natureza Portugal/WWF, a Rocha, Fapas, Geota, Liga para a Proteção da Natureza, Quercus, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e ZERO, as organizações aplaudem a decisão de anular o despacho mas mostram-se, ainda assim, “céticas sobre o decurso que o primeiro-ministro pretende dar ao processo” argumentando não ser “sensato” fazer depender da decisão “conversas político-partidárias sem o respaldo de estudos técnicos apropriados”.

As associações ainda recordam que está por realizar uma Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) à localização do novo aeroporto de âmbito abrangente, “estudando sem condicionamentos políticos todas as opções possíveis no contexto de uma visão de futuro sustentável”.

Na mesma nota, as organizações criticam a “falta de visão estratégica” do Governo ao não ter um Plano Aeroportuário Nacional, informando que aguardam “a esperada mudança de pasta no Ministério das Infraestruturas para finalmente se criarem as condições para que efetivamente se encontre uma solução aeroportuária para a região de Lisboa”.

Esta quinta-feira, o gabinete do primeiro-ministro emitiu um comunicado informando ter sido revogado o despacho publicado esta quarta-feira sobre o Plano de Ampliação da Capacidade Aeroportuária da Região de Lisboa.

Segundo António Costa, “a solução tem de ser negociada e consensualizada com a oposição, em particular com o principal partido da oposição e, em circunstância alguma, sem a devida informação prévia ao senhor Presidente da República”, diz o comunicado enviado às redações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aeroporto. Ambientalistas aplaudem decisão de Costa de anular despacho e aguardam “a esperada mudança de pasta no Ministério das Infraestruturas”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião