Bolsas abrem em baixa à espera da inflação na Zona Euro

Economistas antecipam subida da taxa de inflação na Zona Euro pra 8,5% em junho. Investidores aguardam pela divulgação deixando mercados à mercê da pressão vendedora.

Os principais índices de ações na Europa abriram a última sessão da semana em baixa, arrastando a bolsa de Lisboa, com os investidores atentos à atualização do valor da taxa de inflação na Zona Euro que será divulgada ainda esta manhã pelo Eurostat.

O PSI abriu a cair 0,52% para 6.013,47 pontos, com praticamente todas as cotadas abaixo da linha de água, sendo que BCP, EDP, EDP Renováveis e Jerónimo Martins – os pesos pesados nacionais – estão entre os piores desempenhos do dia e a pressionar ainda mais a praça portuguesa.

O banco cai 0,91% para 0,1635 euros, as quedas na família EDP situam-se entre 0,6% e 0,8% e a dona do Pingo Doce desliza 0,48% para 20,64 euros.

Lisboa acompanha o mau início dos pares europeus. O Stoxx 600, o índice de referência na Europa, está em queda de 0,8%, as praças de Paris e Madrid recuam entre 0,7% e 0,8% e é a praça de Frankfurt que regista a maior descida nos primeiros minutos: o DAX perde 1,2%.

Os investidores aguardam pelos novos dados da inflação na Zona Euro, na medida em que eles são importantes naquilo que será o rumo da subida das taxas de juro pelo Banco Central Europeu (BCE). Depois de ter ficado nos 8,1% em maio, o Eurostat divulga a estimativa rápida para junho. Os economistas apontam para uma aceleração da taxa para os 8,5%.

O BCE já anunciou que vai aumentar as taxas de juro de referência em 25 pontos base na reunião de 21 de julho. Também vai subir na reunião de setembro, mas ainda não se sabe a dimensão da subida, pois dependerá da persistência das tensões inflacionistas, segundo disse esta semana a presidente da instituição, Christine Lagarde, em Sintra. No entanto, a francesa admitiu que o banco central poderá ser mais agressivo, sinalizando uma subida de mais de 25 pontos base, caso a inflação não registe sinais de alívio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsas abrem em baixa à espera da inflação na Zona Euro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião